Após aprovação na Câmara de Vereadores, foi sancionada pelo prefeito de Caratinga a lei que institui no município de Caratinga, o Dia Municipal do Escritor Ziraldo Alves Pinto, que deverá ser comemorado, anualmente, no dia 24 de outubro. O projeto é de autoria do vereador José Cordeiro.
A data constará do Calendário Oficial de Eventos do município. A Prefeitura ficará responsável por mobilizar esforços para a realização de eventos culturais que contribuam para a propagação da memória do importante escritor caratinguense nesta data.
O escritor, jornalista e cartunista Ziraldo nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, cidade em que passou a infância. Mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”. O seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, foi divulgado em 1980. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira.
Ziraldo é considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos e deixou o seu legado como autor de história em quadrinhos, charges e livros para crianças.
Em 06 de abril de 2024, aos 91 anos de idade, Ziraldo faleceu em seu apartamento, no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo familiares, de causas naturais.