Entra na reta final o prazo das inscrições para a 21º edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024. A competição é considerada a maior do país em participação de agricultores familiares. São esperadas mais de 1,5 mil amostras inscritas.
Os produtores rurais têm até o dia 6 de setembro para preencher a ficha de inscrição e entregá-la impressa, junto com as amostras concorrentes, nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). A participação é gratuita. A ficha está disponível no site www.emater.mg.gov.br.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Cada produtor pode participar de apenas uma delas. O coordenador técnico regional da Emater, Sebastião Jorge Braga, detalha as exigências para participar do concurso.
As amostras selecionadas na primeira etapa seguirão para uma nova avaliação. A comissão julgadora fará a classificação das melhores das duas categorias, em cada macrorregião cafeeira de Minas Gerais: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas.
A solenidade de encerramento do concurso será em dezembro, quando serão anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, além dos primeiros colocados em cada região produtora, como explica Sebastião Braga.