Entra na reta final o prazo das inscrições para a 21º edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024. A competição é considerada a maior do país em participação de agricultores familiares. São esperadas mais de 1,5 mil amostras inscritas.
Os produtores rurais têm até o dia 6 de setembro para preencher a ficha de inscrição e entregá-la impressa, junto com as amostras concorrentes, nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). A participação é gratuita. A ficha está disponível no site www.emater.mg.gov.br.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Cada produtor pode participar de apenas uma delas. O coordenador técnico regional da Emater, Sebastião Jorge Braga, detalha as exigências para participar do concurso.
Tocador de áudio
As amostras selecionadas na primeira etapa seguirão para uma nova avaliação. A comissão julgadora fará a classificação das melhores das duas categorias, em cada macrorregião cafeeira de Minas Gerais: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas.
A solenidade de encerramento do concurso será em dezembro, quando serão anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, além dos primeiros colocados em cada região produtora, como explica Sebastião Braga.
Tocador de áudio