Justiça Eleitoral de Caratinga proíbe divulgação de pesquisas eleitorais irregulares

Por Rádio Cidade

23/09/2024 às 17:29

A Justiça Eleitoral de Caratinga suspendeu nesse domingo (22) a divulgação da pesquisa feita coligação Frente Unida para Avançar, do candidato a prefeito Dr. Giovanni. A empresa Consultoria e Serviços Ltda/Tony Brand e o candidato teriam manipulado dados e cometido irregularidades fiscais, incluindo o uso da mesma nota fiscal de uma pesquisa anterior, o que viola a legislação eleitoral. Com base nessas alegações, o juiz Max Wild de Souza suspendeu a divulgação da pesquisa, impondo multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
Esta é a segunda pesquisa suspensa na semana por irregularidades publicada pela mesma coligação. Entre as irregularidades apontadas pela Justiça na publicação anterior estão a ausência de informação da composição final da amostra, ausência de relatório completo, falta de referência no planejamento amostral, questionário incompleto, crime fiscal e indícios de manipulação.
A Justiça Eleitoral destacou que as pesquisas podem causar prejuízos irreparáveis ao influenciar indevidamente o eleitorado.