Está aberto o cadastro escolar da rede pública estadual de ensino para o ano de 2025. O cadastro deve ser feito pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) do Governo de Minas, por meio do site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O período de inscrições se encerra em 1º de novembro e o resultado será divulgado no site do Cadastro Escolar no dia 4 de dezembro. A partir dessa data, os responsáveis devem acessar o site novamente para conferir a escola na qual o estudante foi encaminhado.
Uma importante novidade para este ano é a obrigatoriedade do número do CPF do estudante na hora da inscrição. Para aqueles que ainda não possuem CPF, é possível realizar o cadastro gratuitamente pela internet no site da Receita Federal. O link para o site também está disponível no ato de inscrição no Sucem.
Devem se inscrever no Sucem os estudantes que pretendem entrar na rede pública estadual de ensino ou que desejam mudar de escola em 2025. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2024 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará, em 2025, o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.
Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Com relação à renovação de matrícula, assim como no ano passado, o processo será realizado de forma automática. O estudante que se encontra matriculado e frequente em uma escola da rede estadual de ensino, até o dia 27 de setembro, terá assegurada a sua permanência na mesma unidade escolar, desde que a escola da matrícula oferte a etapa a ser cursada pelo estudante em 2025.