Inhapinhense Luísa Militão é a juíza federal mais nova do Brasil aos 25 anos

Por Rádio Cidade

23/11/2024 às 19:59

 

A inhapinhense Luíza Militão Vicente Barroso, ex-aluna da Escola Professor Jairo Grossi, em Caratinga, é a mais nova juíza federal do Brasil! A jovem de 25 anos foi aprovada no primeiro e único concurso público que fez para a magistratura federal, neste caso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

 

Antes da posse em Brasília, em 19 de dezembro, Luísa foi homenageada pela Câmara Municipal de Inhapim com Diploma de Honra ao Mérito. Familiares, amigos e ex-professores participaram da solenidade. A conquista repercutiu na cidade natal e em Caratinga, servindo de exemplo para milhares de estudantes, homens e também mulheres, que almejam carreiras disputadas.

 

 

Em sua conta no Instragram Luísa diz que a prova foi feita de forma despretensiosa. A princípio, não tinha esta carreira como foco e julgava estar além da sua capacidade. Depois de quase 1 ano e meio de concurso, obteve 10 pontos acima da nota de corte na 1ª fase, foi a 7ª melhor nota nas discursivas e a 9ª maior nota da sentença cível. Ao ser reprovada na sentença criminal, entrou com recurso para uma segunda chance, concedida pela banca examinadora. Na prova oral, relata que estava serena.

 

 

Depois da posse, a juíza irá permanecer em Brasília por quatro meses para o curso de formação. Só depois saberá para onde será designada. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região é um órgão de segunda instância da Justiça Federal brasileira, com sede em Brasília e jurisdição sobre o Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.