Emerson da Silva Matos, Irmão Emerson, pode retomar o cargo de secretário de Obras de Caratinga, ou qualquer outro cargo na administração pública, se assim desejar o prefeito Dr. Giovanni. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu temporariamente a decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Caratinga que havia anulado sua nomeação para a secretaria.
Nessa quarta-feira (05) a secretaria de Obras e Defesa Social passou a ser dirigida por Marina Miranda Martins e ainda não há informação sobre possível retorno de Irmão Emerson para o cargo ou nomeação para outro.
Há alguns dias o Ministério Público do Estado de Minas Gerais questionou a legalidade da nomeação de Irmão Emerson, considerando que ele responde a processo criminal por corrupção ativa e estaria com os direitos políticos suspensos. O juiz da Comarca de Caratinga concedeu tutela de urgência para suspender os efeitos do decreto municipal, afastando Irmão Emerson da função.
Em seguida, o ex-secretário de Obras recorreu, alegando que não há condenação criminal transitada em julgado contra ele. Neste momento há um Recurso Especial pendente no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Sendo assim, o magistrado do TJMG considerou que ele preserva seus direitos políticos até o julgamento definitivo do recurso.