Ex-prefeito de Caratinga, Dr. Welington, e ex-secretária municipal, Sara Cristina, são condenados pela justiça

Por Rádio Cidade

24/02/2025 às 08:00

O ex-prefeito de Caratinga, Welington Moreira de Oliveira, foi condenado por crime de improbidade administrativa pelo juiz Alexandre Ferreira, da 2ª Vara Cível da Comarca de Caratinga. Nesta ação, também foi proferida a condenação da ex-secretária de Desenvolvimento Social Sara Cristina.

 

A condenação se deve ao fato de Dr. Welington ter obrigado servidores municipais a participarem de evento em apoio às candidaturas de Jair Bolsonaro e de candidatos a deputado estadual e deputado federal na campanha eleitoral de 2022. Como ficou comprovado em áudio que vazou na internet, o ex-prefeito coagiu servidores, dizendo que aqueles que não atendessem à determinação seriam chamados a conversarem com ele e que haveria consequências. Vários servidores também receberam ordens para gravar e publicar vídeos apoiando Bolsonaro, sob ameaças – realizadas dentro da sede da prefeitura – de perderem os empregos.

 

As sanções impostas a Dr. Welington e Sara Cristina decorrentes da sentença do juiz Alexandre Ferreira são as seguintes: suspensão dos direitos políticos por oito anos; pagamento de multa civil no valor de 15 vezes a remuneração do cargo que ocupavam; proibição de contratar com o poder público.

 

Além disso, Dr. Welington foi condenado a pagar dano moral coletivo de R$ 100 mil, enquanto Sara Cristina foi condenada a pagar multa no valor de R$ 70 mil.

 

A decisão ainda cabe recurso.