Câmara absolve prefeito de Caratinga Dr. Giovanni Corrêa em três CPPs, mas investigação criminal segue em curso

Por Rádio Cidade

12/06/2025 às 09:00

O prefeito de Caratinga Dr. Giovanni Corrêa foi absolvido nas três Comissões Parlamentares Processantes, CPPs, em sessões da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (11). As comissões analisaram denúncias contra o chefe do executivo na utilização de um e-mail da prefeitura que teria sido acessado para fraudes e na contratação da empresa Cootranspar e da OSCIP Universo Ação e Desenvolvimento em licitações irregulares. O objetivo, segundo investigação do Ministério Público e da Polícia Civil que também apuram estas denúncias, era obter vantagem financeira por meio de contratos milionários superfaturados.

 

Após três meses de trabalho, os vereadores que compuseram as comissões não identificaram provas que pudessem levar, por exemplo, ao pedido de cassação do prefeito. A maioria entendeu que Dr. Giovanni teria sido enganado pelo grupo que se apossou da prefeitura para praticar os crimes. Sendo assim, as três denúncias foram arquivadas.

 

De acordo com o advogado de defesa, Sandro Carvalho, “foi feita justiça”, uma vez que o próprio denunciante disse acreditar na inocência do prefeito. Sandro destacou que não foram apresentadas provas que sustentassem as denúncias.

 

A investigação no âmbito criminal segue conduzida pela Polícia Civil. Pessoas que respondiam por cargos de alta confiança e de grande poder de decisão no poder executivo foram presas na Operação Forasteiros, com grande repercussão. O inquérito aponta para uma organização criminosa, constituída por membros que residem fora do município.