A Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga comunica o início do processo de regulação de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e quatro leitos de Suporte Ventilatório Pediátrico (LSV) no Hospital Irmã Denise – CASU, destinados ao atendimento de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A ativação desses leitos ocorre após a publicação da Portaria GM/MS nº 7.143, de 11 de junho de 2025, que homologa a adesão e autoriza o repasse de incentivo financeiro federal, em caráter excepcional e temporário, com o objetivo de reforçar a rede de atenção à saúde infantil frente ao aumento sazonal de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Essa medida integra o conjunto de ações emergenciais do Ministério da Saúde, em parceria com o município e o Hospital Irmã Denise – CASU, para ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde e garantir um atendimento qualificado e oportuno às crianças acometidas por quadros respiratórios graves.
A Secretaria Municipal de Saúde afirma que seguirá monitorando a situação epidemiológica para adoção de novas estratégias, conforme necessário.