A Polícia Militar de Minas Gerais intensifica neste mês de agosto as operações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. Além das forças de segurança, outros órgãos de proteção social também se engajam na campanha. O “Agosto Lilás” acontece no mês de aniversário da Lei Maria da Penha que completa 19 anos de vigor em 2025.
A Polícia Militar de Caratinga conta com estrutura para dar apoio às vítimas através da “Patrulha de Prevenção”. Segundo Sargento Cássia, a equipe visita a vítima que fez queixa de violência regularmente para buscar garantir que ela consiga manter sua rotina de vida sem ser importunada ou ameaçada pelo agressor. Além disso, todas as equipes da PM têm orientação para priorizar os chamados de socorro das mulheres.
Vítimas de violência doméstica podem fazer o registro policial em qualquer unidade da PM. No telefone 190, a mulher pode solicitar ajuda a qualquer hora do dia ou da noite. Neste mesmo canal testemunhas de violência também podem fazer denúncia.