Servidores da Copasa de Caratinga anunciam greve contra privatização

Por Rádio Cidade

29/10/2025 às 13:14

 

Em resposta ao avanço do processo de privatização das estatais mineiras, os trabalhadores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Caratinga decidiram, em assembleia, iniciar uma greve a partir da próxima terça-feira (04).

 

O movimento é uma reação direta à aprovação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/23, que retira a exigência de realização de referendo popular para a venda de empresas públicas do estado, como a própria Copasa, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

 

A assembleia que deliberou pela paralisação ocorreu na sede da Gerência Regional da Copasa em Caratinga, durante o ato de mobilização dos servidores. A greve é considerada a medida mais contundente de resistência dos funcionários diante da proposta do governo estadual, que busca acelerar o programa de desestatizações com o objetivo de aumentar a arrecadação e equilibrar as contas públicas.

 

A decisão dos trabalhadores de Caratinga ocorre em um contexto político tenso em Minas Gerais. O governo de Romeu Zema tem defendido a privatização das estatais como estratégia para promover o ajuste fiscal e atrair investimentos privados. A PEC 24/23 foi aprovada em primeiro turno no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última quinta-feira (24) com 52 votos favoráveis e 18 contrários.

 

* Doctum TV