Padre de Pingo-D’Água nega eucaristia a fiéis que apoiam Nikolas Ferreira. Diocese de Caratinga se manifesta

Por Rádio Cidade

09/02/2026 às 08:50

Uma declaração feita durante a missa desse domingo (08), na Capela São Sebastião, em Pingo-D’Água, gerou forte repercussão nas redes sociais. O padre Flávio Ferreira Alves afirmou que não concederia a eucaristia a fiéis que apoiam o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e pediu para que essas pessoas se retirassem da igreja.
Vídeos do momento foram publicados nas redes sociais e rapidamente viralizaram, provocando reações diversas e acirradas. Diante da repercussão, o deputado também se manifestou, classificando o episódio como uma situação em que, segundo ele, “perderam todos os limites”.
Após o ocorrido, a Diocese de Caratinga divulgou uma nota oficial. No comunicado, a Diocese reafirma “seu compromisso inabalável com o livre exercício da democracia e com o respeito à pluralidade de opiniões”, ressaltando que o ambiente litúrgico deve ser um espaço de acolhida, paz e oração, onde todos os fiéis se sintam integrados à comunhão de Cristo, independentemente de suas convicções políticas.
Ainda segundo a nota, o padre Flávio Ferreira Alves reconheceu que sua fala foi proferida em um momento de forte emoção e não está de acordo com as orientações pastorais da Igreja. O sacerdote expressou arrependimento e pediu perdão à comunidade e aos fiéis que se sentiram ofendidos ou excluídos.
A Diocese destacou, por fim, que a Igreja ensina que a Eucaristia é o sacramento da unidade e não deve ser utilizada como instrumento de divisão ou segregação.