O presidente Michel Temer fez um pronunciamento na tarde de hoje (25) no Palácio do Planalto onde afirmou que acionou as Forças Federais para desbloquear estradas ocupadas pelos caminhoneiros em greve. O presidente ainda disse que uma minoria tem sido responsável pelos protestos:
Segundo assessoria do Ministério da Segurança Pública, as forças federais incluem: Exército, Marinha, Aeronáutica, Força Nacional de Segurança e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A assessoria do Ministério informou que o governo vai publicar um decreto na tarde desta sexta-feira para autorizar o acionamento das forças federais.
Apesar do decreto ainda não ter sido publicado, as Forças já estão mobilizadas, segundo o governo. Elas esperaram a publicação do decreto para iniciar os trabalhos.
Ainda de acordo com a assessoria, as rodovias devem ser totalmente liberadas. Com isso, caminhoneiros manifestantes não poderão ficar nem no acostamento. Os militares vão poder entrar nos caminhões, se for o caso, para retirá-los da via. Os caminhões poderão ser apreendidos e os motoristas, presos.