A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (14) e a reportagem do ‘Jornal da 89’ foi à ruas de Caratinga para saber dos comerciantes e torcedores qual é a expectativa com a chegada do Mundial. Várias lojas já estão ornamentadas com o verde-amarelo para cativar os clientes.
O que se constatou nos comerciantes foi uma divisão entre otimistas e desanimados com as vendas de produtos relacionados ao Mundial. Entre os otimistas, está o gerente de uma loja de eletroeletrônicos do centro de Caratinga. Luis Paulo afirma que o estabelecimento registrou aumento considerável na venda de televisores:
O que é uma tradição há décadas em época de Copa do Mundo é a coleção de figurinhas dos jogadores que irão disputar a competição. Ronaldo Martins, dono de uma banca do centro da cidade, disse que, mais uma vez, a venda do álbum da Copa foi um sucesso:
Por outro lado, tem os comerciantes caratinguenses que estão pessimistas quanto às vendas dos produtos relacionados ao Mundial. Lúcio Duque, que trabalha com camisas da Seleção, afirmou que a procura está bem abaixo do esperado:
O camelô Adriano Viana também reclama da falta de interesse em relação ao Mundial:
Para Estefânia Souza, outra dona de estande no Camelódromo, a insatisfação com a política pode estar refletindo no interesse pela Copa:
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, apenas 24% das famílias têm a intenção de comprar produtos relacionados a Copa -percentual menor que a metade da intenção de consumo do último Mundial.
O que pensam os torcedores
A nossa reportagem também aproveitou para entrevistar torcedores que transitavam pelo centro de Caratinga nesta quarta-feira. A maioria está esperançosa de que o time Canarinho faça bonito na Rússia. É o caso do funcionário público Moisés Ramos:
Eneir Ferreira, moradora de Piedade de Caratinga, quer soltar o grito de campeã:
O desportista Evaristo de Souza Batista elogia a preparação do time brasileiro para a Copa:
Segundo o engraxate, Carlos Viana, a derrota vexatória na semifinal da Copa de 2014 por 7 a 1 ainda está na memória do torcedor e muitos ainda têm o pé atrás com o time:
Márcio Tuti, que trabalha com panfletagem, pondera sobre a atual Seleção:
Os jogos do Brasil na Copa são sempre uma oportunidade de confraternização entre parentes e amigos. Valdivino da Silva, morador de Entre Folhas, disse que o churrasco para a estreia no domingo já está garantido:
Valdivino não esqueceu do momento político conturbado do país e espera uma nação campeã também fora dos campos:
No domingo, a Rádio Cidade transmite a estreia do Brasil na Copa do Mundo diante da Suiça, a partir das 14h30.