Uma reunião entre representantes da Polícia Militar, dos poderes legislativo e executivo e protetoras de animais discutiu medidas de curto, médio e longo prazos que possam prevenir maus tratos contra animais e impedir que continuem ocorrendo em Caratinga. O encontro aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (12), na Câmara Municipal.
As protetoras tiveram a oportunidade de falar sobre a luta diária no socorro, tratamento e abrigo dos animais abandonados nas ruas. Elas dizem que todos os dias se deparam com casos de maus tratos. Segundo Iara Laborne, é difícil arcar com despesas de alimentação, medicamentos, vacinas, cirurgias e internações.
Tocador de áudioA protetora conta que, como o município não tem canil e a obra do Centro de Zoonoses está parada há anos, encontrar uma casa onde o animal possa ficar até se recuperar e ser adotado é outro grande desafio.
Tocador de áudioO subcomandante do batalhão da Polícia Militar de Caratinga, Major Márcio, esteve da reunião. Ele também relata que a maior dificuldade encontrada em Caratinga para atender chamados de maus tratos é a falta de um lugar adequado para abriga-los.
Tocador de áudioMajor Márcio afirmou que a PM está disponível para colaborar, participando, inclusive, de campanhas educativas nas escolas, nas ruas e até em comunidades rurais, sempre que for convidada.
Tocador de áudioO prefeito Wellington Moreira mandou a assessora de comunicação Poliana Tupinambá como representante. De acordo com ela, a equipe da secretaria de Obras é pequena para atender todas as demandas do município. Os trabalhos estão concentrados, neste momento, no loteamento Porto Seguro. A expectativa, segundo Poliana, é que o serviço na divisa com Ipatinga seja concluído no próximo mês. Em seguida, será iniciada a construção de uma estrutura, no Parque de Exposições, no Bairro das Graças, para servir de lar temporário para os animais resgatados até que sejam adotados.
Tocador de áudioA reunião dessa quinta-feira foi uma iniciativa do vereador Johny Claudy e também teve a participação do vereador “Ronaldo da Milla”. O vereador ficou satisfeito com o encaminhamento das questões e disse que o legislativo continuará cobrando o cumprimento da lei e fiscalizando as iniciativas do poder público.
Tocador de áudioEnquanto isso, as protetoras continuam socorrendo os animais, na medida do possível, esperando que, um dia, a população se conscientize de que esta realidade precisa mudar. Às 9h deste sábado (14), elas farão campanha educativa em frente à feira municipal, na Praça da Estação. Depois, a partir das 10h, haverá um “Pit Stop” com abordagem de motoristas na praça Getúlio Vargas.