Começou nesta segunda-feira (06) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. O público alvo são crianças de um a cinco anos.
O Ministério da Saúde espera vacinar até 31 de agosto mais de 11 milhões de crianças e a meta é chegar a pelo menos 95% delas.
Em Caratinga, as vacinas contra o Sarampo e a Pólio estão disponíveis nos postos de saúde da sede e dos distritos.
Segundo a enfermeira do Posto de Saúde do Bairro Limoeiro, Imaculada da Conceição, o movimento em sua unidade nesta segunda-feira foi tranquilo:
Tocador de áudioO Brasil erradicou a poliomielite do território em 1994, já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016. Porém, com a baixa procura pela imunização nos últimos anos, a campanha tornou mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da pólio:
Tocador de áudioViviane Cristina levou a filha para vacinar nesta segunda-feira. Ela afirma que sempre está atenta em manter o cartão de vacinação da criança em dia:
Tocador de áudioRenata de Oliveira é outra mãe que não deixa de vacinar o filho:
Tocador de áudioA pessoa acometida pelo Sarampo pode apresentar manchas vermelhas na pele, dentre outros sintomas, e em casos mais graves o indivíduo pode ter convulsões e lesões no cérebro.
Já a poliomielite pode levar a paralisia de membros.