Jogador morre durante partida de futebol em Ubaporanga

Por Rádio Cidade

02/09/2018 às 22:41

Joaquim de Amorim Camilo,”Pelezinho”, 42 anos, morreu neste domingo (02) durante uma partida de futebol da Copa Distrital de Ubaporanga. Ele teve um mal súbito em campo e morreu no gramado. O jogador já atuou em vários times de Caratinga e região.

“Pelezinho” trabalhava na distribuidora DPC e morava em no distrito de Sapucaia, em Caratinga.

 

O que é mal súbito

“Na verdade, o mal súbito não é uma doença, e sim um sintoma de diversos problemas”, ensina o cardiologista Helio Castello, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo. “Em resumo, trata-se de uma perda repentina de consciência”, completa. Às vezes, não é mais do que um desmaio provocado por desidratação ou queda de pressão. Aliás, o desmaio é uma síncope transitória e rápida que ocorre por falta de fluxo sanguíneo no cérebro.Porém, essa perda de consciência pode ser a manifestação de quadros sérios, como o AVC, infarto, arritmias cardíacas ou aneurismas. São, enfim, muitíssimas causas.

Só não confunda mal súbito com morte súbita, que é quando de fato a pessoa falece repentinamente. “Problemas cardiovasculares são a principal causa de morte súbita”, revela Castello.

Dá pra evitar o mal súbito

Nem sempre, mas manter a saúde em dia, evitar o estresse e tomar bastante água pode evitar síncopes de maneira geral. Além disso, ao afastar a hipertensão, o diabetes, a obesidade e outros males que provocam ataques cardíacos e AVC, indiretamente você está combatendo o mal súbito.

 

Mensagem do comentarista esportivo da Rádio Cidade Rogério Silva

A nota triste deste final de semana foi o falecimento em campo de um dos mais conhecidos jogadores do futebol regional. Joaquim de Amorim Camilo, mais conhecido como Pelezinho, tinha 42 anos. Natural de Conceição de Ipanema. Porém, morando no distrito de Sapucaia desde os 7 anos de idade, foi revelado no Vila Nova de Sapucaia. Se destacou como atacante rápido e habilidoso. Com o passar do tempo, foi trocando a vitalidade pela experiência e se tornou um ótimo zagueiro. Conquistou títulos por onde passou. Campeão várias vezes por diversas equipes do Regional de Caratinga, era sempre requisitado para emprestar seu futebol de muita qualidade em Copas Distritais em todas as cidades vizinhas.

Este ano, iria jogar mais uma vez o certame. Dessa vez, usando a camisa do Juca Antônio. Mas, quis o destino, que atuando hoje à tarde na Copa Distrital de Ubaporanga, aos 42 minutos do segundo tempo, fora de qualquer disputa de bola, fosse ao solo, vítima de um mal súbito. Sua equipe, o São José, vencia o Caiana por 2 a 0.

Sem dúvida uma notícia muito triste para nosso futebol. Deus conforte toda a família e todos os amigos desse cara espetacular.