A empresa contratada pela Câmara Municipal de Caratinga para fazer uma auditoria da construção da nova sede do poder legislativo apresentou os resultados do levantamento na tarde desta terça-feira (11). Representantes da RP Auditoria & Consultoria, de Belo Horizonte, se reuniram com os vereadores para tentar esclarecer dúvidas sobre a execução do projeto. Nem sequer a primeira etapa da obra foi concluída, apesar de já terem sido gastos cerca de R$ 1,3 milhão. Esse valor já supera o orçamento previsto, que era de R$ 925 mil.
De acordo com a auditoria, foram detectadas várias irregularidades desde o início do processo, ainda na aquisição do lote, em 2012. O terreno fica na avenida Professor Armando, mais conhecida como avenida “Universitária”. Não foi encontrado, por exemplo, o contrato de compra e venda, apenas a escritura pública. A licitação para contratar a empresa que iria executar a primeira etapa da obra também levanta suspeitas, podendo ter havido acordo entre os interessados. Segundo a auditoria, a carta-convite foi entregue um dia antes da licitação e não dentro do prazo mínimo de cinco dias, como previsto em lei. Foi definido apenas uma data e horário para visitação técnica do local. Naquele dia e hora, sete empresas estiveram no terreno, mas apenas uma participou do certame propondo R$ 924 mil de orçamento, valor muito próximo do estimado pelo edital, de R$ 925 mil.
As obras foram iniciadas, ainda de acordo com a RP Auditoria, sem projeto básico, sem responsável técnico, sem os projetos da terraplanagem, estrutura e nivelação do terreno e sem levantamento topográfico. Com a ausência dessas informações, não é possível saber se o que foi apresentado pela construtora como serviço executado correspondeu à realidade. Não há como comprovar, por exemplo, qual foi o volume de terra removido. A mera apresentação da medida pela construtora não tem parâmetro de comparação sem o levantamento topográfico.
Apesar dos dados apresentados, vários vereadores não ficaram satisfeitos com a auditoria. O vereador Rominho Costa disse que não era bem isso o que se esperava da empresa:
Tocador de áudioPara Rominho, mesmo com dúvidas ainda a serem esclarecidas, há forte indício de que a licitação para a construção da nova sede da Câmara tenha sido fraudada.
Tocador de áudioO vereador Johny Claudy espera um novo relatório.
Tocador de áudioNa opinião do vereador, a obra da nova sede deve continuar.
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Marlon Júnior
O engenheiro Marlon Júnior, da RP Auditoria, afirmou que sua empresa foi contratada para auditar a situação jurídica da obra e orienta a Câmara de Caratinga a apresentar à empresa os pontos que ainda estariam faltando neste levantamento.
Tocador de áudioA conclusão da auditoria apresentada hoje será submetida ao departamento jurídico da Câmara de Caratinga. Caso seja aprovada, será encaminhada ao Ministério Público. Do contrário, será solicitado à empresa de Belo Horizonte que apure os dados necessários para o esclarecimento das dúvidas dos vereadores.
A contratação desta auditoria custou R$ 25 mil aos cofres legislativo.

Foto de arquivo da construção da sede do legislativo