O Ministério da Saúde intensificou a estratégia para prevenir casos de sarampo no país. Uma das medidas é aplicar a vacina tríplice viral já aos seis meses de vida para proteger as crianças contra sarampo, caxumba e rubéola. A Dose Zero, como está sendo chamada, vai atender inicialmente crianças de seis a onze meses. A segunda dose será aplicada apenas com um ano e três meses.
O coordenador de imunização do Departamento de Epidemiologia de Caratinga Bruno Albano explicou que as crianças que tomarem a Dose Zero precisarão seguir o calendário de vacinação. Após a primeira, haverá mais duas doses.
A estratégia de âmbito nacional foi divulgada apenas nessa quarta-feira (21). Anteriormente, a vacina estava disponível apenas para crianças que viajariam para locais onde há surto da doença. Agora, todas as crianças poderão tomar a vacina.
Ainda não há previsão para a chegada de novas vacinas na região, mas o estoque está abastecido no momento. Como a estratégia é nova, o governo pode enviar mais unidades.
A tríplice viral é recomendada para pessoas até 49 anos. Apesar do foco principal ser os recém-nascidos, é importante estar com o cartão de vacinação em dia em qualquer idade.
Bruno faz um apelo aos pais, para que levem os filhos às unidades. A meta é uma cobertura vacinal de 95% da população.
As unidades de saúde ficam abertas de 7h às 17h.