O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está se preparando para implantar as Placas de Identificação Veicular (PIV) no novo modelo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A implantação da chamada “placa Mercosul”, obrigatória no emplacamento de veículos novos a partir desta sexta-feira (31) em todo o país, segue sem data definida para começar em Minas Gerais.
De acordo com comunicado do Departamento de Trânsito de Minas (Detran-MG), o prazo oficial foi adiado no Estado, porque as empresas que fabricam as placas ainda estão se cadastrando.
Segundo o Delegado de Trânsito de Caratinga, Dr. Nilson Belmiro de Oliveira, vendedores credenciados já estão se preparando para atender a demanda e os requerimentos das empresas serão analisados em até 60 dias.
A nova placa tem quatro letras e três números, permitindo até 450 milhões de combinações. Dr. Nilson explica as vantagens e desvantagens desse novo modelo.
O valor das placas será definido pelos fabricantes.
Inicialmente, o emplacamento será obrigatório apenas para carros 0 km, em caso de transferência de estado ou município, de mudança de categoria e de perda, furto, roubo ou rompimento de lacre da placa atual. Pessoas que desejam trocar voluntariamente também podem adquirir a nova placa.