O prédio da centenária Escola Estadual Princesa Isabel, de Caratinga, passa novamente por uma série de restaurações. Os danos causados pelo tempo e pelo uso comprometem o patrimônio histórico e colocam a segurança dos alunos e funcionários em risco. Por isso, é preciso investir na manutenção do imóvel periodicamente.
De acordo com a diretora da escola, Elaine Lucas Barroso Vieira, o Departamento Municipal de Patrimônio Cultural autorizou a liberação de R$ 24.814,00 para os reparos necessários.
Elaine entende que a restauração fará com que os alunos valorizem ainda mais o espaço escolar.
A diretora do Departamento de Patrimônio Cultural, Lourdes Rodrigues, explica que o dinheiro empregado na restauração da Escola Princesa Isabel tem origem no ICMS Cultural, liberado conforme o desempenho do município nesta área.
Lurdinha disse que o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural é que define a destinação da verba anual disponibilizada pelo instituto.
A Escola Estadual Princesa Isabel, localizada na praça Cesário Alvim, centro de Caratinga, foi fundada em 1909. Atualmente, conta com cerca de mil alunos nos ensinos fundamental e médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).