A previsão feita nessa sexta-feira (19) pela diretora do Hospital CASU, Dra. Daniela Genelhu, à Rádio Cidade, se confirmou nesse sábado (20). De acordo com a unidade hospitalar, 100% das UTIs Adulto, destinadas a pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19, foram ocupadas já no sábado Nessa segunda-feira (22), o CASU informou que as quatro UTIs Covid Adulto, que ainda não foram habilitadas pelo Governo do Estado, também foram colocadas à disposição dos pacientes que precisaram de tratamento intensivo nas últimas horas. Sendo assim, todas as 20 UTIs Covid Adulto estão ocupadas, assim como outras quatro montadas recentemente.
O Hospital CASU integra a rede pública estadual de saúde que combate a pandemia. Os leitos credenciados podem ser ocupados por pacientes de todo o Estado. Pela lógica, os pacientes são encaminhados para o hospital mais próximo de sua residência, mas quando não há vaga, o SUS busca outras unidades que possam recebê-lo. A Ala Covid do Hospital CASU tem pacientes, com diagnóstico positivo para Covid-19, de São Domingos das Dores, Ubaporanga, Timóteo e Belo Oriente, além de Caratinga. Outras 11 pessoas estão internadas com suspeita da doença e aguardam diagnóstico laboratorial.
Segundo a diretora do Hospital CASU, Dra. Daniela Genelhu, a lotação dessas UTIs é resultado do avanço da pandemia do novo coronavírus no estado, incluindo a própria região de Caratinga.
Tocador de áudioA diretora do CASU destaca que os pacientes de Covid têm ocupado as UTIs por mais tempo que pacientes acometidos por outras enfermidades.
Tocador de áudioO CASU dispõe de 29 respiradores em condições de uso para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete respiradores de emergência/transporte (não utilizados em UTI). A ampliação da capacidade de atendimento depende de mais equipamentos que poderiam ser oferecidos pelos governos Estadual ou Federal.
Tocador de áudioA nota emitida nesta segunda-feira informando a ocupação de todos os 24 leitos de UTI COVID para adultos do Hospital CASU alerta, novamente, para a urgência do respeito às medidas de isolamento social.
Tocador de áudioNo início desta semana, a secretária de Saúde de Caratinga Jaqueline Marli dos Santos vai responder às perguntas dos veículos de imprensa em uma coletiva virtual, para informar a posição do governo municipal a partir do aumento de casos e principalmente de óbitos do município. A data desta
Ministério Público
O promotor de Justiça da Comarca de Caratinga, Jorge Cunha, disse à Rádio Cidade que irá registrar a lotação das UTIs Covid do Hospital CASU nos autos do processo já em curso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele vai solicitar que o desembargador aprecie o pedido feito no dia 29 de maio, quando a promotoria recomendou que apenas as atividades essenciais fossem mantidas em funcionamento no município. Dr. Jorge deverá fazer uma inspeção técnica no hospital nesta terça-feira (23).