No Jornal da 89 dessa quinta-feira (25) destacamos a prisão de um estelionatário que, segundo a Polícia Civil, faz parte de uma quadrilha sediada no Estado de São Paulo. Ele foi detido depois de lesar vítimas com uma história falsa de clonagem de cartão de crédito. As pessoas forneceram senha e entregaram o cartão ao criminoso, que se passou por funcionário de banco.
Segundo o delegado Luís Eduardo Gomes, três golpes têm sido registrados com frequência na região. Ele diz que são golpes coordenados de outros estados e, por isso, é um desafio localizar os infratores. O melhor a se fazer é ficar muito atendo para não ser a próxima vítima.
Além do golpe do cartão de crédito, o golpe da OLX também tem dado prejuízo a muitas pessoas.
O delegado orienta que a negociação deve ser feita diretamente com o vendedor, sem a participação de intermediários. Ele conta que o número de ocorrências do tipo é alarmante.
Outro golpe muito comum tem sido o do WhatsApp.
Nunca dê informações pessoais, não entregue senhas ou códigos por telefone ou pessoalmente a desconhecidos. Sempre que receber ligação de suposto amigo ou familiar pedindo transferência em dinheiro para uma situação de emergência, como um carro com problema mecânico na estrada, ou ainda suposto sequestro, não faça o depósito. Ligue antes para o familiar ou amigo e, se for preciso, entre em contato com a polícia.