Hoje (21) foi um dia de grande ansiedade e expectativa por parte dos servidores estaduais da educação e, principalmente, dos alunos dos anos inciais, em Caratinga e Santa Bárbara do Leste. As escolas do Estado nestes dois municípios da área da 6ª Superintendência Regional de Ensino retomaram as aulas presenciais no sistema híbrido.
Somente os pais ou responsáveis que aderirem ao modelo seguirão este cronograma. Aqueles que ainda não se sentem seguros para enviar os filhos à escola permanecerão recebendo os materiais didáticos em casa, com opção de acesso às aulas on line, como explica a diretora da superintendência de ensino Landislene Gomes, Landinha.
Nas próximas semanas, os alunos irão revezar a ida à escola, alternando semanalmente entre o estudo presencial, na sala de aula, e o estudo em casa.
Landinha esclarece que cada escola definiu uma estratégia de segurança para o horário do recreio.
Prefeituras de outras 22 cidades da 6ª Superintendência decidiram adiar o retorno por meio de decreto municipal ou por impedimentos do protocolo de enfrentamento da Covid-19 do Governo do Estado. Além da prefeitura poder se recusar a autorizar o retorno, é preciso que o município esteja inserido em uma macrorregião classificada nas ondas Verde ou Amarela do Plano Minas Consciente. Caratinga e Santa Bárbara do Leste, da macro Vale do Aço, estão na Onda Amarela e suas prefeituras não fizeram objeção quanto ao retorno.
Nesta segunda-feira (21) o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que acredita ser possível retomar as aulas presenciais para todos os estudantes no segundo semestre.
Queiroga fez a colocação na mesma entrevista em que falava da expectativa de vacinar toda a população adulta até setembro deste ano com ao menos uma dose.