O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização e combate do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Como é de costume, o Núcleo do Câncer de Caratinga já iniciou o campanha e está promovendo ações direcionadas à conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer e também de colo do útero, como explica a assistente social da entidade Amanda Toledo.
O assunto ainda é um tabu entre as mulheres que têm medo de buscar ajuda. Com o diagnóstico precoce, aumentam as chances de cura.
A paciente Ana Margarida é moradora de Caratinga e descobriu o câncer aos 39 anos. Para Ana, o apoio do Núcleo foi fundamental.
Ana Margarida ressalta a importância da busca por ajuda.
Tocador de áudio
Juscelaine Silva também é moradora de Caratinga. Ela fala sobre o período de tratamento e as dificuldades que passou.
Juscelaine segue frequentando o Núcleo e hoje está com a autoestima mais elevada.
Tocador de áudioEla reforça a necessidade de se cuidar.
Tocador de áudio
A psicóloga do Núcleo, Luíza Carraro, fala do acolhimento dos pacientes que procuram a entidade.
O Núcleo conta atualmente com cerca de mil famílias cadastradas, com uma rotatividade de 400 pessoas que necessitam de medicamentos, fraldas, suplementos e que fazem terapias complementares.
A sede fica na Travessa João Coutinho, no Centro de Caratinga.