O Fórum de Caratinga, em parceria com o Sicoob Credcooper, está implantando o projeto “Despertar”, com intuito de promover tratamento de dependentes de drogas que estão na penitenciária, como mecanismo de ressocialização.
A violência é um problema de grande impacto no Brasil e, segundo estatísticas, tem íntima relação com a criminalidade relacionada às drogas. Isso se deve também ao fato de que o usuário de droga, ao se tornar um dependente dela, eventualmente recorre à prática de crimes como furto e roubo para obter dinheiro para a manutenção do vício. Também é comum vender drogas por esse mesmo motivo.
O juiz de direito da Comarca de Caratinga, Consuelo Neto, explica que a ideia do projeto é que a assistente social identifique os dependentes químicos nos sistemas prisionais e acompanhe o tratamento.
O projeto “Despertar” faz parte das medidas de reintegração social do detento promovidas pelo Conselho da Comunidade Penal, juntamente com o Poder Judiciário, como explica o vice-presidente do conselho, Teodomiro Silva.
O presidente do Sicoob Credcooper, Wagner Ribeiro, ressalta o compromisso da cooperativa com as ações sociais e ambientais.