Moradores do Córrego do Januário, zona rural de Inhapim, acionaram a Polícia Militar de Meio Ambiente após se depararem com dois cães mortos, supostamente atacados por um animal silvestre. A suspeita é que seja uma onça. Há relatos ainda de ataques a galinhas, bois e outros animais. Quem conta esta história é a repórter Luciana Clara.
A PM de Meio Ambiente explica que o local dos ataques é próximo a matas e ambientes conhecidos como habitat natural de onças, jaguatiricas e outros animais silvestres considerados predadores dos animais atacados, principalmente no horário noturno, e poderiam causar as lesões identificadas nos cães que apareceram mortos.
A polícia também orientou os moradores a manterem a limpeza dos quintais e, se possível, instalarem refletores nos arredores das residências, visto que a luz ajuda a afugentá-las. Caso o morador visualize um animal silvestre que seja agressivo, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone 193, ou a Polícia Militar de Meio Ambiente no 190.
A Polícia Ambiental ainda alerta que o abate do animal é crime ambiental. A caça, captura ou perseguição de onças é proibida por lei federal de proteção à fauna silvestre, sob pena de multas que podem chegar a R$5 mil e até prisão domiciliar.
Os militares seguem em diligências para adotar as medidas necessárias.