Começa nesta sexta-feira (27) a cobrança de pedágio nos trechos da BR-116 que cortam a região, administrados pela EcoRioMinas. A concessionária também é responsável pela administração dos 726,9 km da BR-116, entre Governador Valadares e Rio de Janeiro, além da BR-473 no Rio.
No trecho entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, tem sete praças que vão cobrar pedágio, entre elas está a cidade de Inhapim e Santa Bárbara do Leste. Os valores praticados têm variações de acordo com a praça de pedágio. Para veículos de passeio, a tarifa varia entre R$ 8,90 e R$ 13,30. O motorista pode fazer o pagamento em dinheiro ou cartão de qualquer bandeira.
De acordo com a empresa, os valores foram calculados pela ANTT e levaram em consideração o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo – IPCA, com vista à recomposição tarifária, mais arredondamentos. A cobrança das tarifas foi autorizada após a conclusão dos trabalhos iniciais realizados pela EcoRioMinas.
Os usuários que trafegam nas rodovias administradas pela EcoRioMinas serão contemplados com dois benefícios tarifários: o Desconto Básico de Tarifa (DBT) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF). Para obter as vantagens, é necessário apenas, ter instalado no veículo um TAG, chip eletrônico autoadesivo colado ao para-brisa, que permite que os veículos passem pela pista automática de cobrança de pedágio.
Para veículos comerciais ou caminhões com dois ou mais eixos, a tarifa é igual ao número de eixos, multiplicado pelo valor da tarifa básica. Já as motocicletas, motonetas, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático, são isentos da tarifa de pedágio.
Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 116 0493 e 0800 116 0465 (deficiente auditivo).