Casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Minas mais que dobram em uma semana

Por Rádio Cidade

30/01/2024 às 16:46

 

Três dias após Minas Gerais decretar situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue e chikungunya, subiu para 35 o número de mortes em investigação por dengue em Minas Gerais. Até agora, uma pessoa morreu pela doença, com causa atestada laboratorialmente.

 

 

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento divulgado nessa segunda-feira (29), em apenas uma semana os casos confirmados mais que dobraram, saltando de 11.490 para 23.389. Os casos de chikungunya também tiveram aumento de mais de 100% dos casos confirmados. De 3.067 para 6.206. Uma morte foi confirmada por dengue e outras duas estão em investigação em todo o estado. Além disso, o primeiro paciente de Zika foi confirmado. Ao todo, oito estão sendo investigados e não há mortes sob investigação por Zika em Minas.

 

 

Em Caratinga também teve aumento no número de notificações de arboviroses.  Conforme o boletim semanal divulgado pela Vigilância Municipal em Saúde, em uma semana os números saltaram de 163 para 242 de casos possíveis de doenças provocadas pelo Aedes aegypti.

 

 

Durante este mês de janeiro, até o último dia 27, Caratinga registrou 458 diagnósticos em estudo, sendo apenas 3,06% confirmados para dengue. Nenhuma morte foi registrada no município.