A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga foi fiscalizada nessa quinta-feira (07) pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), como parte da ‘Operação Saúde’. A ação, que envolve mais de 100 servidores e ocorre simultaneamente em várias cidades mineiras, tem como objetivo avaliar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população.
Na UPA de Caratinga, os auditores analisaram diversos aspectos, como infraestrutura, tempo de espera para atendimento, disponibilidade de medicamentos e organização interna da unidade, especialmente nas áreas de maior fluxo, como os setores de emergência. Além disso, foram verificados os protocolos de atendimento, visando identificar possíveis falhas e sugerir melhorias para otimizar o serviço.
A operação é monitorada em tempo real pela equipe do TCE-MG, a partir de uma sala de comando e controle em Belo Horizonte. Os auditores preenchem questionários eletrônicos dentro da UPA, e as informações são enviadas instantaneamente para a sede do tribunal. Assim, qualquer irregularidade detectada é imediatamente reportada, permitindo uma análise rápida e precisa.