Conheça os ganhadores do 2º Concurso Qualidade dos Cafés de Caratinga

Por Rádio Cidade

09/12/2024 às 18:34

 

A Emater-MG e a Prefeitura de Caratinga premiaram os cafeicultores que conquistaram os primeiros lugares no 2º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés no evento de encerramento ocorrido na praça Cesário Alvim. Sete produtores e produtoras ganharam troféus e premiações diversas em meio ao total de 30 amostras analisadas na competição.

 

 

O primeiro lugar na categoria natural foi para o produtor Marcelo Henrique Gonçalves de Freitas, do Córrego Rio Claro, distrito de Santa Luzia. Ele conquistou 86,625 pontos. O segundo colocado foi Sérgio Moreira Silva, morador do Córrego dos Macacos, distrito de Santa Efigênia, com 84.375. Em terceiro, Robson Batista Miranda, de Quatro Encruzilhadas, com 84.063. O quarto lugar foi para a produtora Maria Lúcia Castro Facão, do Córrego Rio Preto, distrito de Santa Luzia, que obteve 83,750 pontos. Na quinta colocação, Marli Maria de Oliveira Campos, do Córrego do Lage, também de Santa Luzia, com 83,500 pontos.

 

 

Na categoria cereja descascado, Paulo César Fernandes, do Córrego do Lage, Santa Luzia, conquistou o primeiro lugar com 85,300. A produtora Rita Viana, do distrito Dom Modesto, ficou em segundo com 82,000 pontos.

 

 

O evento também entregou certificados do programa Certifica Minas do Governo do Estado àqueles que cumpriram requisitos ligados à qualidade dos produtos agropecuários e a sustentabilidade de seus sistemas de produção.

 

 

 

De acordo com o extensionista agropecuário da Emater-MG Geraldo Régis Francisco, o concurso objetiva valorizar todo o trabalho feito pelos produtores de café. “Mesmo aqueles que não são premiados, mas que conquistam o Certifica Minas, podem se destacar com um café de alta qualidade no futuro e, também, serem referência em outras áreas deste processo complexo da cafeicultura, como no setor de tecnologia, por exemplo”, disse.

 

 

 

Geraldo informa que a Emater pretende promover o 3º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés de Caratinga em 2025. As inscrições serão abertas em maio, buscando mobilizar um número maior de produtores.