Luísa Militão Vicente Barroso, natural de Inhapim (MG), tomou posse como juíza federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. Formada pela Universidade Federal de Viçosa, ela alcançou o posto aos 25 anos, tornando-se a magistrada em atividade mais jovem do país. A trajetória de Luísa é marcada por intensa dedicação aos estudos e aprovações em concursos públicos.
Luísa mudou-se aos 16 anos para Viçosa, onde concluiu o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni/UFV). No ano seguinte, ingressou no curso de Direito da mesma instituição e, desde então, organizou sua rotina em torno de uma única meta: a aprovação em concursos públicos.
Antes do TRF1, Luísa já havia sido aprovada em outros concursos: foi selecionada para promotora de justiça no Ministério Público da Bahia (MPBA) e para defensora pública em Minas Gerais. Em 31 de outubro de 2024, alcançou sua tão sonhada posse na magistratura, após quase dois anos de preparação e etapas eliminatórias.