A Comissão de Governança dos Recursos Financeiros da Barragem do Fundão definiu durante reunião, na última segunda-feira (26), a aplicação dos recursos oriundos do Acordo Judicial para Reparação Integral e Definitiva ao Rompimento da Barragem do Fundão. A comissão foi criada pela Prefeitura de Caratinga para supervisionar, exclusivamente, a execução das medidas reparatórias e compensatórias desse recurso.
O município recebeu até o momento R$ 27 milhões em repasses imediatos e mais R$ 175 milhões a serem quitados ao longo de 20 anos, que serão destinados a quatro áreas prioritárias: esgotamento sanitário, drenagens urbanas e rurais, abastecimento de água e gestão de resíduos sólidos.
Ainda neste ano, o município já recebeu R$ 3,9 milhões, com previsão de mais uma parcela no valor de R$ 3,9 milhões até o fim de 2025.
Como parte das deliberações, a Comissão autorizou a aquisição de três caminhões compactadores para coleta de lixo e um caminhão hidrojato para desobstrução da rede de esgoto, atendendo às necessidades dos pilares de resíduos sólidos e saneamento básico.
As reuniões da Comissão de Governança ocorrerão no Centro Administrativo Municipal, sempre às 13h das segundas-feiras da primeira e terceira semana de cada mês.
COMISSÃO:
I – Representante da Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda: Márcio Xavier Coelho.
II – Representante da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Defesa Social: Alcides Leite de Mattos Sobrinho.
III – Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos: José Corintho Araújo Costa.
IV – Servidora ocupante do cargo de biólogo: Valéria Azevedo Rocha.
V – Servidor ocupante do cargo de engenheiro: José Geraldo da Silva.
VI – Servidor ocupante do cargo de assessor jurídico: Cléber Moreno Alves dos Santos
Entrevista com secretário municipal de Planejamento e Fazenda Márcio Xavier: