Os estudantes Bianca Medina da Silva e Yago Rosa de Souza, da Escola Estadual Venceslau José da Silva, do distrito de Santa Efigênia, em Caratinga, conquistaram medalhas nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2025, realizados em Assunção, no Paraguai. Representando o Brasil no atletismo, os jovens levaram o nome de Caratinga e do estado Mineiro ao pódio.
Na competição, Bianca Medina conquistou a medalha de prata no revezamento 5×80 metros. Já Yago Rosa teve um desempenho de destaque ao conquistar a medalha de ouro no revezamento 5×80 metros, a medalha de prata nos 80 metros rasos e a medalha de bronze na prova dos 150 metros.
Para a diretora da Escola Estadual Venceslau José da Silva, Pollyana Gomes de Araújo, as vitórias são motivo de grande emoção e orgulho para toda a comunidade escolar. “Para nós é muito gratificante olhar para a trajetória deles e vê-los representando o Brasil em uma competição internacional. A comunidade escolar sente muito orgulho de todas essas conquistas, e outros alunos já se sentem inspirados pelos resultados da Bianca e do Yago”, conta.
Bianca define a conquista como grandiosa. “Sair de uma cidade pequena para representar o Brasil nos Sul-Americanos é imensurável”, afirma.
A estudante também destaca o incentivo recebido da comunidade escolar. “Foi extremamente fundamental para mim”. Já para Yago, a experiência foi igualmente marcante. “É uma honra ter participado de uma competição internacional representando o nosso país, ainda mais tendo pouco tempo de treinamento. Ter chegado onde cheguei é motivo de muito orgulho”.
O percurso que levou os jovens atletas ao cenário internacional começou no programa Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), a maior competição esportiva estudantil do estado, que conta com ampla participação de escolas públicas e privadas.