Fêmea de muriqui-do-norte é resgatada em Caratinga depois de migrar por matas em uma área de 60km

Por Rádio Cidade

12/01/2026 às 21:31

Uma operação de resgate mobilizou biólogos, veterinários e ambientalistas no Córrego dos Campinhos, em Caratinga, nesta segunda-feira (12). Uma fêmea de muriqui-do-norte, uma das espécies mais ameaçadas da fauna brasileira, estava circulando por áreas urbanas próximas à divisa com Manhuaçu. O animal havia deixado a Reserva da Mata do Sossego, em Simonésia.

 

Segundo a equipe, a fêmea chamada “Estrela” fez uma travessia extensa e arriscada. Inicialmente, percorreu cerca de 30 quilômetros da reserva ambiental de Simonésia até a RPPN Fazenda São Lourenço, ao lado do bairro Pinheiro, em Manhuaçu. Depois, seguiu até a zona rural de Caratinga. O trajeto soma mais de 60 quilômetros, passando por estradas e áreas de risco, inclusive rodovia.

 

O biólogo Marcelo Nery disse que a fêmea estava desaparecida há cerca de um ano e meio, dois anos. Em dezembro, pessoas da comunidade identificaram a primata no Córrego dos Bias, em Caratinga. Na última sexta-feira (09) ela foi vista no Córrego das Palmeiras, perto do aeroporto. Nesta segunda, foi localizada e resgatada no Córrego dos Campinhos. A migração de mata em mata não é considerada comum.

 

A captura de “Estrela” foi feita com um dardo anestésico, a partir de licença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, já que é um animal ameaçado de extinção. Ela foi avaliada e encaminhada à área de origem.

 

Estima-se que existam, apenas, menos de mil indivíduos em vida livre.

 

* Imagens Aconteceu Virou Notícia/ Informações Diário de Caratinga