Caratinga registra infestação de 3,4% do mosquito Aedes Aegypti. Índice coloca o município em estado de alerta

Por Rádio Cidade

29/01/2026 às 08:35

A Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga informou, nessa terça-feira (27) que o município atingiu Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,4%, segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado na Semana Epidemiológica 3. O índice coloca o município em estado de alerta, pois situa-se no intervalo de risco médio a alto (entre 1% e 3,9%) definido pelo Ministério da Saúde.
O número acende alerta para a intensificação das ações contra dengue, chikungunya e zika, especialmente durante o período sazonal das arboviroses, marcado por chuvas e calor.
A Vigilância em Saúde reforça que a maioria dos focos do mosquito está dentro dos imóveis e pede a colaboração dos moradores na eliminação de água parada e na manutenção dos quintais limpos.
A principal forma de prevenir o mosquito é eliminar locais com água parada, impedindo sua reprodução, que ocorre em ciclos semanais. Entre as ações essenciais estão tampar caixas d’água, colocar areia nos pratos de plantas, limpar calhas, guardar garrafas de boca para baixo e eliminar entulhos.