Departamento de Epidemiologia reforça cuidados diante de registros de infestação de caramujos africanos em Caratinga

Por Rádio Cidade

30/01/2026 às 09:38

Moradores de alguns localidades de Caratinga têm sido surpreendidos por uma grande quantidade de caramujos africanos espalhados por muros, calçadas e pela via pública. Um dos locais de infestação é na rua Durvalina de Almeida Gomes, no bairro Dário Grossi, onde moradores gravaram vídeos e registraram fotos que mostram a presença desses animais.

 

 

 

 

A situação reacende o alerta para os riscos à saúde e ao meio ambiente. Nessa quinta-feira (29), o Departamento de Epidemiologia emitiu comunicado orientando os moradores que o controle deve ser feito por meio de coleta manual, sempre com o uso de equipamentos de proteção. De acordo com o órgão, o caramujo africano é uma praga presente em todo o país e pode transmitir doenças, principalmente por meio do contato ou da ingestão acidental do muco do animal em alimentos mal higienizados.

 

O problema ocorre em diversas regiões do Brasil, e a recomendação é que a população mantenha os quintais limpos, evite o acúmulo de entulho e redobre os cuidados com a higienização de frutas e verduras.

A colaboração dos moradores é essencial para conter a infestação e reduzir os riscos à saúde pública. O Departamento de Epidemiologia e Estatísticas deixou o telefone e endereço do órgão para que a população procure em caso de dúvidas.