Caratinga

Prefeitura de Caratinga encaminha à Câmara Municipal projeto para garantir continuidade do transporte coletivo

A Prefeitura de Caratinga encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que autoriza a concessão de subsídio tarifário ao sistema de transporte coletivo urbano. A medida tem como objetivo garantir a continuidade do serviço, evitar prejuízos à empresa responsável pela operação e impedir a paralisação do transporte público na cidade.

 

 

No mês de maio a Viação Riodoce, empresa responsável pelo transporte coletivo no município, anunciou o encerramento da operação do transporte em Caratinga, com a paralisação definitiva dos serviços marcada para o dia 15 de junho, neste domingo. Segundo a direção da Riodoce, a decisão foi tomada devido à inviabilidade financeira, reflexo da queda no número de passageiros e do aumento das gratuidades.

 

De acordo com a Prefeitura de Caratinga, a proposta foi elaborada após estudos técnicos que identificaram um desequilíbrio entre a tarifa paga pelos usuários e os custos necessários para manter o sistema em funcionamento. Entre os fatores apontados estão o aumento dos custos com combustíveis, manutenção, insumos e pessoal, além da redução no número de passageiros ao longo dos últimos anos.

 

 

O projeto prevê um subsídio de aproximadamente R$ 2,93 por passageiro transportado, considerando uma média mensal de cerca de 41 mil usuários. O valor será destinado exclusivamente à manutenção do sistema de transporte coletivo, permitindo que a operação continue sendo realizada sem que a empresa acumule prejuízos que comprometam a prestação do serviço.

 

 

Outro ponto importante é que o projeto já contempla o mês de junho. Com a aprovação da proposta pela Câmara Municipal, o município poderá realizar o repasse referente ao período, garantindo o equilíbrio financeiro da operação e afastando a necessidade de paralisação dos serviços.

 

 

O projeto também estabelece mecanismos de fiscalização, controle e transparência, exigindo da concessionária a apresentação de informações operacionais e financeiras para acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos. Agora, a matéria segue para análise dos vereadores.

H

Pinturas de ruas para a Copa do Mundo será permitida em Caratinga somente com autorização da prefeitura

As ações de decoração temática relacionadas à Copa do Mundo 2026, como pinturas de ruas e instalação de ornamentos alusivos ao evento esportivo, poderão ser realizadas em logradouros públicos mediante licenciamento. O prefeito de Caratinga, Dr. Giovanni Corrêa, assinou o Decreto nº 156, de 28 de maio de 2026, que regulamenta a realização de pinturas e intervenções artísticas temporárias em vias e logradouros públicos durante a Copa do Mundo FIFA de 2026.

 

 

O conjunto de regras para enfeitar as vias durante a Copa inclui obrigatoriamente o preenchimento de um requerimento na Prefeitura e submetê-lo à análise da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.

 

 

 

Cada trecho autorizado poderá receber pinturas em área de até 15 metros quadrados. Também é proibida a realização de intervenções sobre sinalizações de trânsito, meios-fios, árvores, postes, placas ou qualquer equipamento público. Também não serão permitidas pinturas que possam ser confundidas com a sinalização oficial ou que contenham mensagens políticas, discriminatórias, ofensivas ou comerciais.

 

 

O decreto determina o uso exclusivo de tintas à base de água, laváveis e de fácil remoção, vedando materiais que possam causar danos ao pavimento ou deixar resíduos permanentes.

 

 

O decreto também ressalta que os responsáveis são encarregados de remover a pintura e devolver o pavimento ao seu estado original assim que a Copa do Mundo terminar.

 

 

As pinturas poderão ser realizadas entre 20 de junho e 20 de julho de 2026. Os interessados deverão solicitar autorização com antecedência mínima de cinco dias úteis, apresentando documento de identificação, comprovante de residência, croqui da intervenção e termo de compromisso para remoção da pintura ao término das comemorações.

 

 

Segundo a Prefeitura, a fiscalização será exercida pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. O descumprimento das normas poderá resultar em multa, apreensão de materiais e obrigação de reparar eventuais danos causados ao patrimônio público.

 

 

O decreto está publicado no diário eletrônico executivo no site da Prefeitura de Caratinga.

H

Edital do Bolsa Atleta 2026 deverá ser publicado no site da Prefeitura de Caratinga na próxima semana

 

Atletas de Caratinga que buscam recursos do Governo Federal para poderem participar de competições de alto nível estão na expectativa da publicação do edital de 2026. O edital de 2025 foi publicado no dia 22 de abril. O atraso, neste ano, tem gerado apreensão.

 

O secretário de Esportes, Cultura e Turismo, Odiel de Souza, esteve na Rádio Cidade. Ele disse que o documento está no setor jurídico e afirmou que a publicação será feita nos próximos dias no site da prefeitura: caratinga.mg.gov.br

 

 

https://radiocidadecaratinga.com.br/wp-content/uploads/2026/05/13-05-ODIEL.mp3

 

Programa

 

O Bolsa Atleta é uma iniciativa do Governo Federal que oferece apoio financeiro direto a atletas brasileiros em plena atividade competitiva, abrangendo desde as categorias de base até o alto rendimento. Atletas de Caratinga são beneficiados pelo programa desde 2012. O município foi pioneiro em Minas no desenvolvimento desta política esportiva.

 

 

O Bolsa Atleta Caratinga 2025 disponibilizou investimento recorde de R$ 145 mil, dobrando o valor de 2024, para apoiar atletas e equipes em competições esportivas a nível estadual, nacional e internacional com 34 bolsas.

 

 

A transferência dos recursos é feita diretamente ao atleta, sem intermediários. São seis categorias de bolsa com valores definidos de acordo com o nível de desempenho e a representatividade esportiva do atleta. Cada categoria possui critérios e requisitos próprios, estabelecidos em conformidade com a legislação vigente e detalhados nos editais anuais.

H

Caratinga recebe R$ 20 milhões para construção de UBSs, reforma do hospital e aquisição de equipamentos

O Governo de Minas vai distribuir, através do Plano de Investimento na saúde, cerca de R$ 70 milhões para nove municípios da região, com foco na ampliação e fortalecimento da rede pública de saúde. Os recursos contemplam os municípios de Caratinga, Bom Jesus do Galho, Dionísio, Raul Soares, Rio Doce, São Pedro dos Ferros, Córrego Novo, Rio Casca e Ponte Nova.

 

 

 

Somente em Caratinga foram destinados R$ 21 milhões, que deverão ser aplicados em obras no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora; construção de cinco UBSs tipo 1 e compra de equipamentos de neurologia.

 

 

 

O recurso é proveniente do Plano Estadual de Ação em Saúde do Acordo de Reparação do Rio Doce, para reparação nas regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na região Central de Minas Gerais.

 

 

 

 

Os repasses têm destinação específica de uso, que foi definida com cada município, em uma oficina realizada entre a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e secretarias municipais, em dezembro de 2025, e a expectativa é que os repasses sejam concluídos até o final do mês de maio.

 

 

 

O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, esteve em Caratinga para fazer o anúncio. Ele foi recebido pelo prefeito Dr. Giovanni e esteve acompanhado do deputado estadual Adriano Alvarenga e da deputada federal Rosângela Reis.

 

 

 

https://radiocidadecaratinga.com.br/wp-content/uploads/2026/03/03-03-MATEUS-SIMOES.mp3

 

H

Curso técnico ou graduação em Enfermagem? Tire suas dúvidas sobre os cursos

 

Uma dúvida comum entre quem deseja atuar na área da saúde é escolher entre o curso técnico ou a graduação em Enfermagem. Para tomar essa decisão, é importante considerar objetivos profissionais, tempo de formação e perfil exigido em cada caminho.

 

Avaliar se o que você espera da carreira está alinhado ao que cada curso oferece ajuda a fazer uma escolha mais consciente. A seguir, explicamos as principais diferenças entre o técnico de enfermagem e o enfermeiro, desde a atuação profissional até o perfil de cada formação.

 

 

Técnico de enfermagem e enfermeiro: qual é a diferença no dia a dia?

 

Técnicos de enfermagem e enfermeiros atuam juntos nos serviços de saúde, mas com formações e níveis de responsabilidade diferentes.

 

 

O técnico de enfermagem, formado em curso técnico, atua nos cuidados básicos e contínuos ao paciente, como aferição da pressão arterial e sinais vitais, administração de medicamentos, curativos, auxílio na higiene, alimentação e mobilização, além de monitoramento do estado clínico.

 

 

Já o enfermeiro, com formação superior, é responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão da assistência de enfermagem. Cabe a ele avaliar os pacientes, prescrever o plano de cuidados, tomar decisões técnicas e responder legalmente pela equipe e pela qualidade do cuidado prestado.

 

 

São funções diferentes, mas complementares, essenciais para o funcionamento eficiente dos serviços de saúde.

 

 

Quanto tempo leva para se formar e começar a trabalhar na Enfermagem?

 

O tempo de formação é um fator decisivo, especialmente para quem busca ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

 

 

O Curso Técnico de Enfermagem tem duração média de dois anos, incluindo aulas teóricas, práticas e estágio obrigatório. Após a conclusão e o registro profissional, o técnico já pode atuar na área, o que torna essa uma das formas mais rápidas de ingressar na área da saúde.

 

 

A graduação em Enfermagem tem duração média de quatro a cinco anos. Além do diploma, também é necessário obter o registro profissional para iniciar a atuação. Em geral, o tempo até a entrada no mercado é maior, pois a formação envolve conteúdos mais amplos, científicos e de gestão.

 

 

Técnico de enfermagem e enfermeiro: perfis que se complementam

 

O técnico de enfermagem tem um perfil prático, ágil e atento aos detalhes, com facilidade para o trabalho em equipe e para o contato direto com as pessoas. É indicado para quem prefere uma rotina dinâmica e atuação mais operacional.

 

 

O enfermeiro apresenta um perfil mais analítico e de liderança, com habilidades de organização, tomada de decisão e coordenação de equipes. É uma formação voltada a quem busca maior responsabilidade técnica e atuação estratégica na área da saúde.

 

 

Técnico de Enfermagem da Líber

 

O Curso Técnico de Enfermagem da Escola Líber possui mais de 35 anos de atuação e é reconhecido no mercado local da saúde pela qualidade da formação e pela alta empregabilidade de seus egressos. Ao longo de sua trajetória, já formou milhares de profissionais que hoje atuam em diferentes níveis de atenção à saúde.

 

 

Com foco em uma formação humanizada, ética e prática, o curso tem duração média de dois anos, oferece grade curricular objetiva, professores qualificados, aulas teóricas e práticas, laboratórios adequados e estágio obrigatório, garantindo vivência real da profissão.  As matrículas estão abertas e podem ser realizadas pelo site escolaliber.doctum.edu.br/enfermagem ou pelo WhatsApp (33) 99985-0598.

 

H

Vereadores de Caratinga são absolvidos em julgamento que apura suposta fraude à cota de gênero

Por quatro votos a dois, os vereadores Valdeci Dionísio da Silva, o Dete, José Cordeiro e João Levindo de Faria, o João Catita foram absolvidos do julgamento de ação que apura uma suposta fraude relacionada à cota de gênero do partido Republicanos nas eleições municipais de 2024.
A última sessão de julgamento aconteceu no dia 4 de fevereiro, e o julgamento foi adiado para essa segunda-feira (23), após um dos desembargadores ter solicitado vista do processo.
O caso investiga uma possível irregularidade no cumprimento da cota de gênero, prevista na Lei nº 9.504/97, que obriga partidos e federações a registrarem, no mínimo, 30% de candidaturas de um dos gêneros nas eleições proporcionais.
Segundo a denúncia, uma candidatura feminina teria sido registrada apenas para atender formalmente à exigência legal, sem participação real na disputa.
Reconhecendo a defesa, o Juiz Carlos Donizetti Ferreira da Silva, que havia pedido vista no dia 4, votou pelo provimento do Recurso apresentado pelos vereadores e demais candidatos do Partido Republicanos. O Resultado de 4 x 2 foi anunciado pelo Presidente da Corte do TRE-MG. Com este resultado ficam mantidos os mandatos dos vereadores. Do acórdão cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

H

Nova regulamentação municipal para o funcionamento de transporte por aplicativo entra em vigor em Caratinga

Entra em vigor no dia 27 de fevereiro, próxima sexta-feira, a nova regulamentação municipal para o funcionamento do transporte privado individual de passageiros por aplicativo em Caratinga.

 

 

De acordo com a legislação, a autorização de tráfego será concedida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda, por meio da emissão de Alvará, documento que conterá os dados do motorista e do veículo. O Alvará comprovará a condição de Operador de Transporte Individual (O.T.I.) e autorizará a prestação do serviço no município.

 

 

Para a renovação anual do Alvará, o motorista deverá apresentar uma série de documentos obrigatórios. Entre eles estão: comprovante de cadastro ativo na plataforma; CRLV atualizado; CNH categoria B ou superior com observação de atividade remunerada; comprovante de residência atualizado; e inscrição como contribuinte individual do INSS ou certificado de Microempreendedor Individual (MEI).

 

Também são documentos obrigatórios: atestado médico de aptidão física e mental; Certidões criminais negativas da Justiça; Quitação eleitoral; Certificado de curso de preparação ou atualização reconhecido pelo Município; Comprovante de contratação de seguro contra acidentes pessoais de passageiros (APP) e Seguro Obrigatório (DPVAT); Comprovante de vistoria veicular anual; além do cumprimento das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

 

A lei determina ainda que o veículo deve ser emplacado em Caratinga, ter capacidade máxima de até sete passageiros e, em regra, possuir no máximo 10 anos de fabricação.

 

 

Pela nova lei, o transporte remunerado privado individual de passageiros somente poderá ser solicitado por meio das plataformas digitais, sendo considerada clandestina qualquer outra forma de captação. Ficam proibidas as chamadas, quando o passageiro aborda o motorista diretamente na rua, bem como a formação de filas ou pontos fixos de espera em locais públicos e o aliciamento fora do aplicativo.

 

 

A exploração do serviço sem o cumprimento dos requisitos será considerada transporte ilegal de passageiros, podendo gerar multas e demais penalidades previstas na legislação municipal e no Código de Trânsito Brasileiro.

H

Secretário de Obras de Caratinga é exonerado após sete meses no cargo

A Prefeitura de Caratinga publicou decreto que oficializa a exoneração, a pedido, de Adriano Henriques da Fonseca do cargo de Secretário Municipal de Obras Públicas e Defesa Social. O ato entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos ao dia 6 de fevereiro de 2026.
 
Adriano Henriques havia sido nomeado para o cargo em julho de 2025, exercendo função de provimento em comissão, símbolo SM. A exoneração ocorre após cerca de sete meses à frente de uma das pastas consideradas estratégicas da administração municipal.
 
A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Defesa Social é responsável pela coordenação de projetos e orçamentos de obras públicas, construção, pavimentação e conservação de estradas municipais e vias urbanas, além da administração direta de obras e serviços executados pelo Município.
 
Entre as atribuições administrativas, a pasta também concentra a elaboração do cronograma físico-financeiro das obras em conjunto com a Secretaria de Fazenda e Planejamento, a coordenação da legislação urbanística e a fiscalização de seu cumprimento, bem como a supervisão da frota de veículos e equipamentos da Administração Municipal.
 
Outras competências incluem o acompanhamento de operações de rotina ou emergenciais realizadas pelos órgãos de segurança dentro dos limites do Município, além do estabelecimento de diretrizes para a política de trânsito e o monitoramento de sua operação.
 
Até o momento, a Prefeitura de Caratinga não informou quem assumirá, de forma interina ou definitiva, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Defesa Social.

H

Semáforos na ligação da rua João Pinheiro com a praça Cesário Alvim são desligados

Mais uma alteração no trânsito do centro de Caratinga. Agora, quem desce a rua João Pinheiro e acessa a praça Cesário Alvim encontra semáforos desligados. No lugar, uma sinalização de piso que orienta a circulação dos veículos.

 

 

Semanas atrás o Departamento Municipal de Trânsito desligou os semáforos no cruzamento da avenida Moacyr de Mattos e da rua Dona Julica com a praça Cesário Alvim. Uma rotatória foi instalada nesse ponto e a alteração tem sido aprovada pelos condutores.

 

 

 

A prefeitura ainda pretende intervir em outros pontos, como no cruzamento na praça Getúlio Vargas (“Praça do Relógio”), na avenida Catarina Cimini e no cruzamento da Praça da Estação.

 

 

Estima-se que cerca de 50 mil veículos circulem diariamente pelo centro de Caratinga, considerando aqueles emplacados no município e outros vindos de cidades próximas.

H