O programa “Família Acolhedora” continua buscando por pessoas que possam oferecer um lar temporário, seguro e amoroso, para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Caratinga.
Algumas crianças enfrentam situações que ameaçam sua segurança e bem-estar, como negligência, maus-tratos, abandono, onde há grave risco a sua integridade física e ou mental. O acolhimento familiar é uma solução provisória, determinada por uma medida de proteção judicial, uma maneira de protegê-las e dar-lhes o direito ao convivo familiar e comunitário, onde possam se sentir seguras até que possam retornar à sua família de origem ou sejam encaminhadas para adoção.
Para esclarecer como se desenvolve o programa e como se tornar uma “Família Acolhedora”, a equipe de coordenação organizou para o dia 12 de setembro uma palestra, que será realizada no Sesi, na Rua Lamartine, nº129.
A coordenada do projeto, Adryelly Alacrino, ressalta que esse será um momento para tirar dúvidas e também auxiliar os interessados nos cadastros.
H
H
H
H
H
H
H
A Polícia Civil acredita ter chegado à autoria do homicídio do professor de Caratinga Adriano Almeida. De acordo com a polícia, um adolescente de 17 anos confessou o crime ao ser apreendido na manhã desta sexta-feira (23).
Após obter mandado de busca e apreensão junto ao poder judiciário, a polícia abordou o menor e, com ele, encontrou pertences. A princípio, ele foi conduzido à delegacia por crime de receptação. Porém, ao ser interrogado, assumiu a autoria do assassinato. O delegado Sávio dá os detalhes.
O delegado encarregado das investigações, Almir Lugon, ressalta que o adolescente disse que marcou encontro com o professor já com intenção de roubá-lo.
O delegado Almir Lugon já representou junto à Justiça pela expedição de internação cautelar para o menor.
H
A Escola Líber de Caratinga se destacou com três estudantes do ensino médio selecionados para a fase internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Alanis Cruz Oliveira, Almiro Furtado de Miranda Neto e Samuel Henrique Gurgel participarão de três provas online com perguntas de múltipla escolha, que ocorrerão em outubro, novembro e dezembro.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos dos níveis fundamental e médio de todo o país. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Até outubro, quando ocorrerá a primeira prova online, os alunos da escola Líber seguirão dedicados aos estudos, contando com o apoio dos professores e da escola em suas preparações.
Após a terceira prova, os 150 alunos com as maiores médias serão selecionados para realizar uma prova presencial. Os 40 estudantes que se destacarem nesta prova presencial serão escolhidos para receber treinamentos intensivos à distância, com encontros presenciais em duas ocasiões. Ao final desses treinamentos, a OBA selecionará duas equipes que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2025.
Para a diretora da escola, Flávia Bastos, este é um grande feito e uma demonstração do empenho e dedicação dos estudantes. “É um motivo de grande orgulho para nós ver esses alunos alcançando esse êxito. Sabemos que a OBA é uma olimpíada bastante desafiadora, e eles agora enfrentam uma nova fase, na qual esperamos que consigam avançar ainda mais, representando a Escola Líber. Sempre incentivamos nossos alunos a participarem de todas as olimpíadas, pois acreditamos que essa experiência é valiosa. Por isso, estamos extremamente felizes por ter esses alunos classificados para a fase internacional da OBA”, comentou Flávia Bastos, diretora da escola.
H
H