Caratinga

Simone Soares é nomeada para o cargo de secretária de Saúde de Caratinga

Simone Soares Gomes Avelino foi nomeada para o cargo de secretária de Saúde de Caratinga. Simone é graduada em Serviço Social e possui uma vasta experiência na área. Iniciou sua carreira na Secretaria de Desenvolvimento Social em 2009, onde atuou como Assistente Social. Posteriormente, assumiu cargos de destaque, como Diretora do Departamento de Gestão de Benefícios e Programas Sociais e Diretora do Departamento de Vigilância Socioassistencial.
Sua trajetória inclui também atuação como Assistente Social na Fundação Metodista. Além disso, Simone foi Coordenadora da Atenção Básica e Superintendente Operacional de Saúde, cargos que antecederam sua nomeação como Secretária de Saúde.

H

Copa de Bairros e Copa Distrital movimentam o futebol amador de Caratinga

Começa nesta quarta-feira (10), a Copa de Bairros de Caratinga de Futebol de Campo. O evento envolve as equipes da sede do município em disputas nos dias de semana a noite e também nos finais de semana.
Neste ano participam 11 equipes: Isocred Futebol Clube, Galáticos da Antena, Anapolis Futebol Clube, Juventus da Santa Cruz, União Polivalente, Primeiro de Maio Futebol Clube, Atlético do Salatiel, Niteroi Futebol Clube, Esporte Clube Portelinha, Opção Futebol Clube e Nacional Três Irmãos.
A primeira partida acontece no Estádio Doutor Etienny Arreguy (Dr. Maninho) – Esporte Clube Caratinga, às 19h. Se enfrentam as equipes do Galáticos da Antena e Isocred Futebol Clube (atual campeão). A competição é totalmente gratuita e a entrada franca.
E no domingo (14), começa a 39ª edição da Copa Distrital de Caratinga. Seis equipes dos distritos se enfrentam nesta edição: Esporte Clube Patrocínio, Amatonense e Pé da Serra de Dom Modesto, Vila Nova de Sapucaia, União Santo Antônio e Força Jovem de Santa Luzia brigam pelo título da competição.
Duas partidas abrem a competição no domingo. Em Dom Lara se enfrentam a equipe Pé da Serra e o União Santo Antônio. E em Sapucaia um clássico distrital, Vila Nova recebe o Força Jovem de Santa Luzia.

H

Sicredi chega a Caratinga para ofertar produtos e serviços financeiros, no sistema cooperativista, a empresários e ao agronegócio

 

O Sicredi, a primeira cooperativa de crédito do Brasil, está chegando a Caratinga para fomentar empresas e o agronegócio no modelo cooperativista que tem impulsionado várias regiões do país. A cooperativa deverá se instalar nas imediações da praça Cesário Alvim e já estabelece contatos no município e na região.

 

 

De acordo com o diretor executivo do Sicredi das Culturas RS/MG, Roque Enderle, o Sicredi é uma cooperativa centenária que, em Minas Gerais, está presente em dez municípios nas regiões Sul/Sudeste. Agora, prestará serviços para toda a região de Caratinga. Enquanto sistema, são 208 agências em 176 municípios mineiros. Porém, segundo Enderle, o propósito é expandir para um ponto Sicredi em toda Minas.

 

 

Em termos de números, Roque Enderle cita 8 milhões de associados ao sistema que, ao considerar as cooperativas vinculadas, salta para 16 milhões. Mais de 300 produtos e serviços financeiros e linhas de crédito são disponibilizados a taxas sempre menores que os bancos privados. Ele lembra que, no sistema cooperativista, o associado deixa de ser cliente para virar dono. Além da participação na gestão dos recursos, parte do resultado retorna aos associados a cada ano. Em 2023, por exemplo, o Sicredi devolveu R$ 24 milhões às contas.

 

 

O diretor executivo informou à Rádio Cidade, em entrevista ao repórter Israel Salles, que dos quase R$ 400 bilhões de ativos, R$ 10 bilhões estão alocados em Minas Gerais. Para ele, ao garantir que os recursos fiquem na comunidade, eleva-se o nível da qualidade de vida e o Sicredi pretende dar esta contribuição à região de Caratinga.

 

Entrevista completa:

 

https://radiocidadecaratinga.com.br/wp-content/uploads/2024/07/05-07-2024-FLASH-SICRED-1.mp3

 

 

diretor executivo do Sicredi das Culturas RS/MG, Roque Enderle,

Diretor executivo do Sicredi das Culturas RS/MG, Roque Enderle

 

 

 

 

H

Crianças são detidas utilizando notas falsas de dinheiro em comércios de Caratinga

Três menores, de 9,12, e 15 anos, foram detidos com notas falsas na noite dessa quinta-feira (04) em Caratinga. A PM recebeu denúncia de que o trio estaria passando notas falsas em comércios da cidade.
 
Após patrulhamento, os menores foram localizados na Rua Coronel Pedro Martins. Com eles foi encontrada uma carteira contendo R$ 500 em notas falsas de R$ 50, além de R$ 100 em cédulas verdadeiras, supostamente provenientes de trocas realizadas junto aos estabelecimentos comerciais.
 
Diante dos fatos, a Polícia Militar acionou os responsáveis legais, que foram encaminhados junto com os menores à Delegacia para prestarem depoimento.

H

Posto de combustíveis é assaltado e motorista de aplicativo é vítima de sequestrado relâmpago na mesma noite em Caratinga

A Polícia Militar está em busca dos envolvidos em um roubo a posto de combustíveis e um sequestro relâmpago de um motorista de aplicativo ocorridos durante a madrugada de hoje (05), em Caratinga.
O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu um chamado informando sobre um roubo a posto de combustíveis na Avenida Professor Armando Alves da Silva. No local, a vítima, um homem de 41 anos, relatou que três indivíduos, sendo um deles armado com uma faca e outro possivelmente portando uma arma de fogo, roubaram R$ 200 e dois celulares e fugiram na direção da Faculdade FAVENI.
Pouco depois, o COPOM recebeu um novo chamado de um motorista de aplicativo, de 34 anos, informando que havia sido vítima de roubo e sequestro relâmpago. Segundo ele, após deixar três pessoas próximas ao posto, elas entraram novamente em seu veículo, anunciaram o assalto com uma arma de fogo e o obrigaram a seguir até o bairro Santa Cruz. Na Rua Aldo Fernandes Júnior, os criminosos desceram levando cerca de R$ 30.
De acordo com as descrições das vítimas, os autores eram uma mulher e dois homens, sendo um deles usando calça jeans, blusa verde e jaqueta cinza que cobria o rosto, outro de calça jeans, camisa listrada azul, jaqueta clara e boné verde, e o terceiro de bermuda colorida, boné e blusa de moletom.
Em buscas na região, a polícia encontrou um boné e uma blusa abandonados pelos suspeitos em lotes vagos. Também foram apreendidos uma faca utilizada no roubo ao posto e uma pulseira de prata supostamente da autora mulher.
As diligências prosseguem para identificar e prender os envolvidos.

H

No clima dos jogos estudantis, Caratinga abre etapa regional do JEMG 2024

Caratinga recebe cerca de 2.300 alunos-atletas, representando escolas de 97 cidades da região, para a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG/2024. A solenidade que dá início a esta fase da competição foi realizada na noite dessa terça-feira (02) no Parque de Exposições João da Costa Mafra. As equipes deverão movimentar a sede do município até este sábado (06).

Daniela Dutra de Paiva, representante da 6ª Superintendência Regional de Ensino, ressalta que a cidade se preparou da melhor forma para todos os atletas e comissões técnicas.

 

https://radiocidadecaratinga.com.br/wp-content/uploads/2024/07/03-04-ACOMODAR.mp3

 

A professora Wayne Barbosa, analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga (SRE), reforça a parceria com o município para garantir o sucesso da execução da competição.

 

 

 

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

A analista da Secretaria de Estado da Educação e responsável pelo JEMG, Celina Sousa Gontijo, ressalta que a competição esportiva vai além da promoção de esporte, ela é parte de um projeto social.

 

 

 

As modalidades da etapa regional do JEMG são: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes feminino e masculino, nos módulos I e II. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa regional avançam para a etapa estadual. O JEMG/2024 indica, ainda, os representantes do Estado para os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s, os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

 

 

H

Etapa regional do JEMG 2024 será aberta na noite de hoje (02) em solenidade no parque de exposições de Caratinga

 

 

A etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG/2024, será aberta nesta noite (02), às 19h, em Caratinga. A solenidade que dá início a esta fase da competição vai acontecer no Parque de Exposições João da Costa Mafra. Cerca de 2.300 alunos-atletas irão representar escolas de 97 cidades da região, movimentando Caratinga de hoje a sábado (06).

 

 

Antes da abertura dos jogos, a analista da Secretaria de Estado da Educação e responsável pelo JEMG, Celina Sousa Gontijo, visitou a Rádio Cidade para uma entrevista ao vivo com Rogério Silva, com transmissão na 89,1fm e no Facebook da emissora. Celina esteve acompanhada dos representantes da 6ª Superintendência Regional de Ensino, Daniela Dutra de Paiva e Wayne Barbosa.

 

 

 

A Superintendência Regional de Ensino de Caratinga informou que várias escolas públicas irão hospedar aproximadamente 300 jovens atletas em dezoito alojamentos. Por esse motivo os alunos não terão aulas presenciais e os professores irão enviar material de estudo para casa.

 

 

 

 

 

 

 

As modalidades da etapa regional do JEMG são: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes feminino e masculino, nos módulos I e II. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa regional avançam para a etapa estadual. O JEMG/2024 indica, ainda, os representantes do Estado para os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s, os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

 

H

Caratinga institui Dia Municipal do Escritor Ziraldo Alves Pinto. Data será comemorada, anualmente, no dia 24 de outubro

Após aprovação na Câmara de Vereadores, foi sancionada pelo prefeito de Caratinga a lei que institui no município de Caratinga, o Dia Municipal do Escritor Ziraldo Alves Pinto, que deverá ser comemorado, anualmente, no dia 24 de outubro. O projeto é de autoria do vereador José Cordeiro.
A data constará do Calendário Oficial de Eventos do município. A Prefeitura ficará responsável por mobilizar esforços para a realização de eventos culturais que contribuam para a propagação da memória do importante escritor caratinguense nesta data.
O escritor, jornalista e cartunista Ziraldo nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, cidade em que passou a infância. Mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”. O seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, foi divulgado em 1980. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira.
Ziraldo é considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos e deixou o seu legado como autor de história em quadrinhos, charges e livros para crianças.
Em 06 de abril de 2024, aos 91 anos de idade, Ziraldo faleceu em seu apartamento, no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo familiares, de causas naturais.

H