O 2º Pelotão de Bombeiro Militar de Caratinga ganhou uma nova viatura para primeiro atendimento nesta terça-feira (28). O veículo foi entregue pelo deputado Federal Subtenente Gonzaga, que destinou verba de emenda parlamentar para a aquisição.
Os bombeiros já contavam com uma ambulância semelhante, mas com três anos de uso o veículo precisava ser substituído devido ao desgaste. Agora, de acordo com o comandante do pelotão Tenente Cota, será possível deixar a viatura mais usada na oficina para manutenção, por exemplo, sem prejudicar o atendimento diário.
A equipe dos bombeiros militares de Caratinga atende uma área compreendida por 16 cidades.
H
Edgar Ferreira Barros, de 68 anos, morreu enquanto fazia uma trilha, acompanhado por dois amigos, nesse sábado (25), em um loteamento no final do bairro Zacarias, em Caratinga. De acordo com o bombeiro militar, Sargento Silvestre, os amigos relaram que Edgar havia passado mal, desceu da motocicleta e desmaiou. Eles tentaram manobras de reanimação, mas não tiveram sucesso e imediatamente acionaram o socorro.

H
Caratinga sediará a Etapa Regional do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) entre os dias 2 a 7 de julho. A confirmação foi divulgada pela Secretaria de Educação, Subsecretaria de Esportes do Estado e FEEMG – Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais responsável pela execução do evento, e o anúncio foi feita nas redes sociais da Prefeitura de Caratinga pelo atleta caratinguense de voleibol, Rodrigo Ribeiro da equipe Sada Cruzeiro.
Participarão da Etapa Regional todas as equipes campeãs das etapas microrregionais das SRE de Almenara, Araçuaí, Caratinga, Coronel Fabriciano, Nova Era, Governador Valadares, Guanhães, Manhuaçu e Teófilo Otoni, além de todas as equipes do município de Caratinga que participaram da Etapa Microrregional ocorrida em abril. Serão disputadas as modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez e são aguardados mais de 2.000 estudantes/atletas vindos de mais de 80 municípios.
Haverá disputas em dois módulos de idade – Módulo I (para alunos/atletas de 12 a 14 anos) e Módulo II (para alunos/atletas de 15 a 17 anos). A abertura da Etapa Regional acontecerá no dia 2 de julho (terça-feira) em local a ser divulgado pela organização.
H
O lançamento da pré-candidatura a Prefeito de Caratinga de Dr. Giovanni, do PL, reuniu apoiadores na tarde desta quinta-feira (23) no auditório do Unec, no centro de Caratinga. O evento foi prestigiado por representantes dos partidos de sua base, incluindo o deputado Federal mais votado nas últimas eleições, Nikolas Ferreira. Também compuseram a mesa principal o deputado Federal Eros Biondini e os deputados estaduais Chiara Biondini, Eduardo Azevedo e Bruno Engler.



O pré-candidato, que já foi vice-prefeito de Caratinga no primeiro mandado de Dr. Welington, destacou o apoio recebido nesta etapa da campanha. A oficialização dos candidatos às eleições de outubro se dará somente após as convenções partidárias.
H
H
Uma decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Caratinga obriga o município a elaborar e apresentar à Justiça, no prazo de 120 dias, um projeto de sistema de abastecimento público de água ou solução alternativa coletiva, a ser instalado na comunidade da Ilha do Rio Doce, próximo à divisa com a cidade de Ipatinga.
Desde 2015, com o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, e a consequente contaminação do Rio Doce, os moradores da localidade enfrentam problemas com o consumo de água. Isso porque a comunidade, que conta com aproximadamente 140 famílias, totalizando 480 pessoas, não é atendida com serviço público de abastecimento.
O MPMG, por meio de Ação Civil Pública Ambiental e de Defesa da Saúde com pedido de tutela de urgência ajuizada em 2022, demonstrou à Justiça que os moradores estão fazendo uso de água imprópria para consumo humano, fora dos parâmetros de qualidade definidos pela legislação em vigor.
De acordo com laudo da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano juntado ao processo, a água utilizada pela comunidade é captada através de Solução Alternativa Individual, tipo poço ou cisterna, e não atende ao padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. O relatório também registrou a existência de fossas sépticas próxima a poços artesianos e cisternas evidenciando risco de contaminação quanto à captação da água.
Antes de ajuizar a ação, o MPMG solicitou ao Executivo Municipal a adoção das providências necessárias para solução do caso, mas nada foi feito. Em resposta à ação movida pelo MPMG, o poder público municipal alegou a necessidade de chamar ao processo a Samarco e a Fundação Renova, entidade responsável por implementar e gerir os programas de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
Agora com a determinação, foi fixada multa para o caso de descumprimento.
H
O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas, André Diniz, visitou Caratinga nesta quinta-feira (16) para avaliar os locais onde a escola poderá ser implantada. Caratinga está entre os municípios brasileiros contemplados com um instituto federal que oferta formação técnica e tecnológica gratuita. A conquista é um avanço para o município, somando-se a outras escolas de nível superior que atraem milhares de estudantes de diversas regiões do país.
O reitor André Diniz falou sobre a proposta do Instituto Federal.
Ele falou sobre os locais visitados nesta quinta-feira, que poderão abrigar o instituto no primeiro momento.
A expectativa é contratar 110 profissionais. Para isso, um projeto de lei será elaborado para criar os cargos públicos federais de professores e técnicos administrativos. Alguns projetos podem ser iniciados já no segundo semestre.
Caratinga aguardava a liberação do Instituto Federal de Educação há mais de dois anos, quando o governo abriu o credenciamento das cidades.
H
Em decisão assinada pela desembargadora Aurea Brasil, da 5ª Câmara Cível, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais não conheceu o recurso tentado pelos advogados do prefeito Dr. Welington, mantendo a sentença imposta pelo juiz de 1ª Instância da Comarca de Inhapim, Dr. João Fábio Bonfim Machado de Siqueira, cassando seus direitos políticos por três anos.
Dr. Welington foi processado pelo Ministério Público de Inhapim, acusado de ato de improbidade administrativa quando ainda era delegado de polícia. Ele acabou sendo condenado, em 1º de julho de 2021, a pagar o valor de cinco vezes seu salário à época, bem como a perda dos direitos políticos por três anos.
O advogado Alexsandro Victor de Almeida, que faz a defesa do prefeito Welington Moreira, garante que o chefe do executivo não perde o cargo. De acordo com o advogado, considerando que não houve prejuízo a Administração Pública, não há determinação de perda de função do cargo, portanto, o chefe do executivo permanece.

Advogado Alexsandro Victor de Almeida
O CASO
De acordo com a denúncia, quando Delegado de Polícia Civil em Inhapim, no ano de 2008, Dr. Welington apreendeu um veículo VW, modelo CrossFox, tendo em vista que foi constatado que tal veículo apresentava vestígios de adulteração dos sinais identificadores. Foi realizada perícia no veículo apreendido, sendo que o laudo confirmou a adulteração A placa que estava afixada no veículo, bem como o chassi gravado sobre o chassi original, pertenciam a outro veículo da mesma marca e modelo, evidenciando que se tratava de um veículo “clonado” e produto de crime contra o patrimônio.
E que mesmo sabendo que o veículo apreendido era “clonado” e produto de crime, que não poderia circular até regularização, enquanto delegado, nomeou a pessoa que estava de posse do veículo como depositário fiel do bem, permitindo que ele circulasse nas vias públicas irregularmente, infringindo diversas regras de trânsito, gerando o lançamento de diversas multas.
H
Uma carreta com cerca de 70 toneladas de donativos saiu na noite dessa quinta-feira (09) de Caratinga com destino ao Rio Grande do Sul. Água, alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de roupas, calçados, entre outros, foram arrecadados através de uma campanha lançada pelo empresário caratinguense Guti, com parceria do Irmão Supermercados, de cantores locais e outros empresários da cidade.
Com a proporção que as doações estão chegando, uma segunda entrega de donativos está prevista para os próximos dias.
Somando-se a essa campanha, vários grupos e empresas de Caratinga estão arrecadando produtos, incluindo lojas e supermercados.
H
A corrida em busca de arroz nos supermercados foi inevitável depois que o presidente Lula falou na possibilidade de importação do produto para garantir abastecimento e preço no mercado. As chuvas que alagam boa parte do Rio Grande do Sul levaram a esta preocupação. O estado produz 70% do arroz consumido no país.
Em meio aos transtornos causados a agricultores e pecuaristas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul esclareceu que mais de 80% da safra de arroz foi colhida antes dos temporais e só será preciso equacionar a distribuição do produto por meio das estradas nos próximos dias. É uma questão de logística e não de falta do produto, segundo o preisidente da Farsul Gedeão Pereira.
Porém, mesmo que não falte arroz, este movimento dos consumidores pode levar ao aumento do preço. Na lei da oferta e da procura, se um produto se torna escasso, fica mais caro.
Os supermercados de Caratinga estão limitando o número de sacolas por cliente nesta quinta-feira (09). Alguns estipularam cinco pacotes, outro vende um fardo e outro até dois fardos.
H