Caratinga

Servidores da Copasa de Caratinga anunciam greve contra privatização

 

Em resposta ao avanço do processo de privatização das estatais mineiras, os trabalhadores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Caratinga decidiram, em assembleia, iniciar uma greve a partir da próxima terça-feira (04).

 

O movimento é uma reação direta à aprovação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/23, que retira a exigência de realização de referendo popular para a venda de empresas públicas do estado, como a própria Copasa, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

 

A assembleia que deliberou pela paralisação ocorreu na sede da Gerência Regional da Copasa em Caratinga, durante o ato de mobilização dos servidores. A greve é considerada a medida mais contundente de resistência dos funcionários diante da proposta do governo estadual, que busca acelerar o programa de desestatizações com o objetivo de aumentar a arrecadação e equilibrar as contas públicas.

 

A decisão dos trabalhadores de Caratinga ocorre em um contexto político tenso em Minas Gerais. O governo de Romeu Zema tem defendido a privatização das estatais como estratégia para promover o ajuste fiscal e atrair investimentos privados. A PEC 24/23 foi aprovada em primeiro turno no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última quinta-feira (24) com 52 votos favoráveis e 18 contrários.

 

* Doctum TV

H

Lei obriga instalação de câmeras de segurança em escolas municipais de Caratinga

A Prefeitura de Caratinga sancionou a Lei nº 4.072/2025, originada do Projeto de Lei nº 37/2025, de autoria do vereador Eber Márcio do Val, que estabelece diretrizes gerais de segurança e vigilância eletrônica nas escolas públicas municipais. A norma, sancionada pelo prefeito Giovanni Correa da Silva em 13 de outubro de 2025, tem como objetivo reforçar a proteção de alunos, professores e funcionários da rede pública de ensino.

 

 

A lei determina que todas as instituições de ensino da rede municipal, desde a educação infantil até o ensino fundamental, deverão manter sistemas permanentes de videomonitoramento, funcionando ininterruptamente durante o período escolar. As câmeras deverão cobrir salas de aula, bibliotecas, pátios e áreas comuns, sendo vedada sua instalação em banheiros, para garantir o respeito à privacidade.

 

 

As escolas também deverão afixar placas informando sobre a existência das câmeras, assegurando transparência. Pais ou responsáveis legais poderão solicitar à direção escolar acesso às imagens para apuração de eventuais ilícitos ou danos pessoais. As gravações deverão ser armazenadas em sistema seguro, com acesso restrito, e o prazo de armazenamento será definido por Decreto do Poder Executivo.

 

 

A divulgação, alteração ou manipulação indevida das imagens será punida com sanções civis, administrativas e criminais, conforme previsto na legislação. O Poder Público Municipal poderá editar decretos complementares para regulamentar os aspectos técnicos e operacionais da lei.

H

Jovem de 19 anos é encontrado morto com marca de tiro no rosto dentro de apartamento em Caratinga

A polícia apura a morte de João Pedro Britto Delaura Meyer, de 19 anos, localizado morto dentro de casa, nesse domingo (19), na rua Coronel Galdino Pires, em Caratinga. O jovem foi encontrado com marca de tiro no rosto.

 

De acordo com a Polícia Militar, a avó da vítima relatou aos policiais que havia conversado com o neto por telefone por volta das 22h de sábado e que ele aparentava estar bem. No domingo (19), como o neto não apareceu para almoçar, a avó foi até a residência dele para verificar o que havia acontecido. Ao entrar no apartamento, encontrou João Pedro sentado no sofá, com manchas de sangue no peito e no rosto e, imediatamente, ela acionou a Polícia Militar.

 

 

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caratinga, onde foi constatado um ferimento compatível com disparo de arma de fogo, com entrada pelo nariz e saída na região da nuca.

 

 

 

O caso ainda é apurado.

H

Ceasa Caratinga terá ampliação com construção de 10 novas lojas

O entreposto da Ceasa em Caratinga será ampliado com a construção de novas dez lojas. A unidade, que atende em média 2.500 pessoas por dia e reúne 1.528 produtores cadastrados, é considerada estratégica para a agricultura familiar e para o abastecimento regional.

 

 

O anúncio da ampliação foi feito pelo diretor financeiro da Ceasa Minas, Carlos Magno Ribeiro Costa. Ele ressalta que a medida integra o projeto de reestruturação das Ceasas em Minas Gerais, após a retirada do processo de privatização que estava em curso no governo anterior. O diretor também destaca que o entreposto de Caratinga, embora seja pequeno em área, tem grande movimentação de produtores e consumidores, o que justifica a prioridade na ampliação.

 

 

“Assumimos a Ceasa em um cenário de fragilidade, porque havia a expectativa de venda. Quando se decidiu pela permanência como empresa pública, passamos a reconstruir. É uma Ceasa com demanda enorme de produção, de produtores vendendo e de pessoas circulando diariamente. Por isso, avaliamos junto aos concessionários e produtores a necessidade de ampliar as lojas”, afirmou.

 

 

De acordo com Carlos Magno, não é apenas uma demanda local, mas uma reestruturação em toda a rede da Ceasa Minas, dentro da política nacional de combate à fome e incentivo à produção familiar. Além de Caratinga, outras unidades também estão recebendo investimentos, como Juiz de Fora, Barbacena, Uberlândia e Contagem.

 

 

 

O projeto básico já foi concluído e os projetos complementares estão em fase final. A expectativa é de que sejam entregues ainda em outubro, para que a licitação da obra seja aberta até novembro.

 

 

 

Atualmente, a Ceasa de Caratinga conta com 27 empresas estabelecidas, tendo 40 municípios fornecedores e 80 municípios compradores.

H

Miriam Leitão recebe homenagem em Caratinga pela posse na Academia Brasileira de Letras

A jornalista e escritora caratinguense Miriam Leitão foi homenageada pela Fundação Casarão das Artes e pela Academia Caratinguense de Letras (ACL) nesse domingo (14), em Caratinga. Miriam foi empossada na Academia Brasileira de Letras, no último mês de agosto, sendo o terceiro membro da instituição cultural natural de Caratinga. Ziraldo foi imortal da academia, assim como Ruy Castro, que hoje é confrade da jornalista.

 

O presidente do Casarão das Artes Américo Galvão considera que a posse de Miriam na ABL tem importante valor para Minas Gerais e, também, para as mulheres.

 

 

https://radiocidadecaratinga.com.br/wp-content/uploads/2025/09/americo.mp3

 

 

A presidente da ACL, Verônica Moreira, destacou a honra de tê-la em meio aos imortais.

 

 

 

 

A homenagem teve início com o resumo da trajetória de Miriam Leitão desde a infância, seus prêmios e o valor desta sua última conquista. A presidente da ACL registrou a contribuição da escritora à literatura brasileira. Em seguida, o espaço foi aberto para que Miriam falasse com o público sobre o valor desta nomeação para ela, para sua família e para a cidade. Sobre Caratinga, reconheceu, mais uma vez, as experiências do Colégio Caratinga e as pessoas que a motivaram a definir sua trajetória profissional na infância e adolescência.

 

 

 

 

 

H

Colégio Expoente, de Caratinga, reinaugura biblioteca com milhares de livros

O Colégio Expoente, de Caratinga, esteve em festa nesta terça-feira (27) para reinaugurar sua biblioteca. O espaço foi renovado e ganhou mais de 6 mil livros físicos, além da possibilidade de leitura de dez mil livros online, os chamados e-books. A nova biblioteca recebeu o nome de Leandro Xavier Timóteo, presidente do Grupo Educacional Faveni e mantenedor do Expoente.
A escritora Marilene Godinho foi convidada pela escola para interagir com os alunos. Ela destacou a importância da leitura, aproveitando a experiência que possui no campo da literatura infantil.

H

Grávida alega agressão e corta pescoço do marido com lâmina de barbear em Caratinga

Uma briga entre casal terminou na delegacia de Caratinga nessa quarta-feira (20). A Polícia Militar foi acionada por uma mulher de 32 anos, que está grávida, e relatou ter sido agredida pelo marido.

 

Quando a polícia chegou ao endereço da ocorrência, no bairro Santo Antônio, os militares encontraram o casal ainda em discussão. O homem, de 45 anos, foi encontrado com um corte no pescoço. Ele alegou que a lesão foi causada pela mulher com uma lâmina de barbear.

 

A mulher confirmou o ataque e entregou o objeto aos policiais. Ela afirmou que agiu movida por revolta após ser insultada e agredida fisicamente com cabeçadas e uma joelhada. Aos policiais, ela ainda contou que tentou dar duas facadas no companheiro, mas foi contida por ele.

 

 

A lâmina de barbear usada pela mulher foi encontrada escondida na capa de seu celular. Já as facas usadas por ela estavam atrás do sofá. O homem foi levado ao pronto atendimento municipal, onde recebeu cuidados médicos. O laudo apontou corte contuso na região cervical, lesões cicatriciais na face, além de sinais de uso de drogas e álcool. A médica responsável informou que a lesão no pescoço esteve a milímetros de ser fatal.

 

Já a mulher não apresentava ferimentos visíveis, mas relatou ter sido agredida em outras ocasiões. Ela também é apontada como autora de uma agressão anterior, registrada em 9 de agosto, quando feriu o companheiro com golpes de faca na boca.

 

Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil. O caso será investigado como tentativa de homicídio e violência doméstica.

H

Jovem é ferida no pescoço por linha com cerol em Caratinga

Tanto se fala sobre os perigos que o uso do cerol em linhas de pipa traz não só a quem empina pipa, mas também a pedestres e motociclistas. E, apesar dos inúmeros alertas e intensivas campanhas de conscientização, infelizmente, um caso de acidente provocado pelo cerol aconteceu em Caratinga.

 

 

Ana Clara Oliveira, de 18 anos, teve cortes no pescoço e nos dedos após ser atingida pela linha de pipa enquanto trafegava de motocicleta sentido Centro de Caratinga, acompanhada do namorado. O fato aconteceu na tarde desse domingo (10) próximo ao Condomínio Residencial Esperança, onde, segundo a vítima, acontecia um festival de pipas.

 

 

Ao sentir o corte no pescoço, Ana Clara tentou retirar a linha, momento em que também lesionou os dedos. Ela recebeu atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e passa bem.

 

 

Ana não conseguiu identificar o responsável pela linha nem apontar nomes de organizadores ou patrocinadores do evento. O caso foi registrado pela Polícia Militar e será apurado.

 

 

 

O uso de linha com cerol em pipas é um perigo real, causando acidentes graves e fatais, principalmente com motociclistas, ciclistas e pedestres. O cerol, uma mistura de cola e vidro moído, torna a linha extremamente cortante, podendo causar sérias lesões e até mesmo a morte. Além disso, a linha com cerol pode causar curtos-circuitos na rede elétrica, colocando em risco a segurança de todos.

 

 

 

 

 

H