Caratinga

Programação diversificada do aniversário de 177 anos de Caratinga movimenta Parque de Exposições

A programação do aniversário de 177 anos de Caratinga começou nesta quinta-feira (19) no Parque de Exposições com corrida de motocross, inauguração do galpão de leilões, abertura de projeto cultural e show com banda local.

 

 

 

A agenda de shows se intensifica na noite desta sexta (20). A partir das 19h, quando sobem ao palco as cantoras, Kenia, Adriana Arydes, Joelma e a dupla André e Felipe.

 

 

No sábado (21), a cantora Lívia abre os shows da noite com destaque para duas duplas sertanejas: Alan e Alex e Reuber e Allan, a partir das 21h.

 

 

No domingo (22) a programação será longa com passeio ciclístico, show e cavalgada pela manhã. À noite, vários shows no parque de exposições.

 

 

A festa do aniversário de Caratinga continua na segunda-feira (23). Bruno e Barreto cantam para o público a partir das 23h, também na exposição. Na terça (24), dia do aniversário, a praça Cesário Alvim vai receber exposição de carros antigos às 9h; 16h tem quadrilha de São João. À noite, os visitantes do parque de exposições poderão assistir a queima da fogueira de São João e, em seguida, o show de Dilsinho.

 

 

Todas as atrações têm entrada livre e estão sendo disponibilizados ônibus da Viação Riodoce para transporte gratuito para o parque, de hora em hora, saindo do calçadão da rua Miguel Castro, antiga “Rodoviária Velha”.

 

 

H

Projeto Primavera distribui 40 mil mudas para plantio em Caratinga

O Meio Ambiente enfrenta graves desafios, como a crise hídrica, o desmatamento e a pressão sobre os ecossistemas. São questões latentes que afetam diretamente a vida de milhões de pessoas, especialmente nas regiões mais vulneráveis.
Em paralelo a essas situações, cresce também o número de ações que articulam comunidades e instituições que visam promover a reflexão sobre os impactos humanos no planeta e a valorização de soluções regenerativas.
É o caso da iniciativa do Lions Clube Caratinga Itaúna, que pretende doar 40 mil mudas da planta crotalária para plantio na cidade. Esta é o lançamento da terceira edição do Projeto Primavera, que foi marcada com uma manhã de semeadura coletiva na Fazenda Experimental na Unidade 3 do Unec, nessa quinta-feira (05).
Idealizado pelo professor Eugênio Maria Gomes, o projeto nasceu há três anos com a proposta de levar cor e consciência para as ruas de Caratinga, distribuindo sementes nos semáforos da cidade.
A ação conta com a parceria da Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC), o Tiro de Guerra, a EMATER, IEF, a Superintendência Regional de Ensino, Movimento Amigos de Caratinga e as Secretaria Municipal de Educação e Meio Ambiente. O secretário municipal de Meio Ambiente, José Corinto, enfatizou o papel essencial que o projeto exerce na construção de novas realidades sustentáveis.

H

Câmara de Caratinga aprova, em primeira discussão, redução do horário de funcionamento dos supermercados aos domingos

A Câmara Municipal de Caratinga aprovou, em primeira discussão, a regulamentação do funcionamento dos supermercados aos domingos até as 13h. O projeto de lei, encaminhado pelo Poder Executivo, propõe a alteração do artigo 179, inciso I, da Lei Municipal nº 4.001/2024, que limita o horário de funcionamento de supermercados e estabelecimentos similares aos domingos.

Atualmente, os principais supermercados da cidade permanecem abertos aos domingos das 8h às 22h. Pela legislação atual, o funcionamento dos supermercados aos domingos só é permitido mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho, o que, segundo o Sindicato dos Comerciários, não vem sendo respeitado. De acordo o Sindcomerciários, a medida visa atender a necessidade da população e garantir o descanso dos colaboradores.

A primeira votação ocorreu em reunião na Câmara Municipal na última segunda-feira (02). Agora, a Casa marcará nova data para que a proposta seja votada em segunda discussão e, em caso de aprovação, seja repassada ao Poder Executivo para sanção do prefeito.

H

Câmara de Caratinga aprova em primeira reunião projeto que proíbe fogos de artifício com barulho

A Câmara Municipal de Caratinga aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 13/2025, de autoria da vereadora Jéssica Silveira, que propõe a proibição da utilização, queima e soltura de fogos de artifício com estampido (barulho) no município.

O projeto visa proteger a saúde das pessoas e animais em Caratinga, ao proibir a utilização de fogos de artifício com estampido ou ruídos excessivos. Esses fogos causam pânico em animais, que, ao tentar escapar do barulho, se assustam, ferem ou se perdem, colocando em risco suas vidas. Para as pessoas com autismo ou com hipersensibilidade auditiva, o barulho pode resultar em crises de pânico, ansiedade e danos emocionais.

A vereadora Jéssica Silveira ressalta que este projeto não vem para acabar com as festas no município ou extinguir a tradição cultural dos fogos de artifício. Ele tem o intuito de preservar a alegria sem sacrificar o bem-estar de quem precisa de silêncio e paz. Os fogos de artifício de efeito luminoso continuam sendo uma forma de celebrar, respeitando o direito de todos a um ambiente mais saudável e equilibrado.

Quanto à fiscalização, Jéssica sugere que seja realizada pela Fiscalização de Posturas do Município, o que mantém certa consonância com o Código de Postura Municipal, ou, pela Guarda Municipal, se vier a existir, sendo a aplicação de multas uma medida essencial para garantir o cumprimento da lei.

O projeto, que foi apresentado à Câmara Municipal de Caratinga no dia 31 de março, passou por análises das comissões formadas pela Casa e foi levado a votação nessa segunda-feira (02), quando foi aprovado por unanimidade na primeira reunião. Se aprovado na segunda reunião, o projeto segue para sanção do prefeito Dr. Giovanni Corrêa.

H

Fecomércio volta a Caratinga com serviços de saúde, atividades culturais e de capacitação para a comunidade e o comércio

Carretas do Sesc Senac estão paradas na Praça Cesário Alvim, centro de Caratinga, atendendo a população, gratuitamente, com consultas oftalmológicas, odontológicas e avaliação nutricional. A ação faz parte da programação do projeto Fecomércio na Rua, um evento itinerante do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que visa levar para os municípios cultura, lazer e saúde.

 

 

O consultor de relacionamento do Sesc, Breno Ayres, reforça que o atendimento é voltado para todas as pessoas. Importante ressaltar que para consulta oftalmológica e odontológica é necessário passar, primeiramente, na Unidade de Saúde do seu bairro, onde será emitido o encaminhamento.

 

 

As atividades se intensificam na próxima semana, entre os dias 5 e 8, com vários eventos culturais e um show de expressão nacional. Dentro da extensa programação, a Fecomércio realizará o Inova Varejo, evento dedicado aos empresários do comércio e àqueles que buscam a oportunidade de se integrar ao mercado de trabalho.

 

 

A consultora de relacionamento do Senac, Daniele Consentino, falou sobre as intervenções que estão sendo realizadas no comércio de Caratinga, destacando a campanha ‘Liquida Fecomércio’.

 

 

Toda programação do evento pode ser conferida no instagram @fecomercionarua

 

 

A repórter Graziela Angelo conversou com o Diretor de Relacionamento do Sesc, Breno Ayres, e com a Diretora de Relacionamento do Senac, Daniela Consentino. Link para entrevistas na íntegra: https://www.instagram.com/p/DKPhjiWOJ9P/

 

 

 

 

 

 

 

 

H

União cede terreno de R$ 8,4 milhões para implementação do campus do Instituto Federal em Caratinga

A União cedeu um terreno, avaliado em R$ 8,4 milhões, ao lado do Parque de Exposições João da Costa Mafra, para a implementação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em Caratinga. O extrato do contrato de cessão gratuita da área foi publicado oficialmente e estabelece que o terreno seja utilizado para a construção unidade.

A área, DE cerca de 28 mil m², está localizada na Rodovia Rio-Bahia (BR-116) e pertence à União. A cessão está fundamentada no artigo 79, §3º do Decreto-Lei nº 9.760/1946, que regulamenta a concessão de bens imóveis da União. A vigência do contrato é de 20 anos.

Em março de 2024, o Governador Federal confirmou a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) no município, abrindo oportunidade para implementação de mais de 40 cursos técnicos integrados e subsequentes, 30 superiores, além de pós-graduações e cursos de formação inicial e continuada.

Com a transferência oficializada, o IF Sudeste poderá agora avançar com os trâmites para elaboração do projeto arquitetônico, obras e definição da estrutura acadêmica e administrativa do campus.

H