A programação do aniversário de 177 anos de Caratinga começou nesta quinta-feira (19) no Parque de Exposições com corrida de motocross, inauguração do galpão de leilões, abertura de projeto cultural e show com banda local.

A agenda de shows se intensifica na noite desta sexta (20). A partir das 19h, quando sobem ao palco as cantoras, Kenia, Adriana Arydes, Joelma e a dupla André e Felipe.
No sábado (21), a cantora Lívia abre os shows da noite com destaque para duas duplas sertanejas: Alan e Alex e Reuber e Allan, a partir das 21h.
No domingo (22) a programação será longa com passeio ciclístico, show e cavalgada pela manhã. À noite, vários shows no parque de exposições.
A festa do aniversário de Caratinga continua na segunda-feira (23). Bruno e Barreto cantam para o público a partir das 23h, também na exposição. Na terça (24), dia do aniversário, a praça Cesário Alvim vai receber exposição de carros antigos às 9h; 16h tem quadrilha de São João. À noite, os visitantes do parque de exposições poderão assistir a queima da fogueira de São João e, em seguida, o show de Dilsinho.
Todas as atrações têm entrada livre e estão sendo disponibilizados ônibus da Viação Riodoce para transporte gratuito para o parque, de hora em hora, saindo do calçadão da rua Miguel Castro, antiga “Rodoviária Velha”.

H
DOAÇÃO DE SANGUE | O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, convoca toda a população para doar sangue. As doações são realizadas no Hemocentro Regional de Governador Valadares. Por isso, para levar os voluntários até o local de coleta, o Hospital vai oferecer transporte, gratuito, saindo de Caratinga.
Para participar da ação é necessário se cadastrar previamente. Já nesta quinta-feira (12), seguirá uma equipe com os voluntários para realizar as doações. O assistente social, Vilson Alves, explica as normas para ser um doador de sangue e detalha o cronograma de captação do sangue em Governador Valadares.
A coordenadora da equipe de enfermagem do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Goreti Fagundes, destaca que a doação é essencial para manter o estoque abastecido e garantir o atendimento de pacientes em toda a região.
Quem deseja doar deve realizar o cadastro para pelo telefone: (33) 9.9929-4759. Falar com Vilson.
H



H
O ‘Sistema Fecomércio na Rua’ intensificou as atividades em Caratinga, oferecendo inúmeras atividades gratuitas para a população de todas as idades. Até este domingo (08), a Praça Cesário Alvim contará com brincadeiras para as crianças, estande para empregos, corte de cabelo, além das oficinas gastronomia do Senac.
À noite, às 20h, o encontro marcado é na Praça da Estação, onde será palco para o show do grupo Jeito Moleque. A abertura do show é com da banda local Viavox.
A iniciativa é realizada pela Fecomércio MG, Sesc e Senac em parceria com o Sindicato do Comércio local. O presidente da Fecomércio, Nadim Nonato, ressalta a importância desse momento para região.
Configura os horários das atividades no Instagram @fecomercionarua
H
A Superintendência de Vigilância em Saúde de Caratinga convocou a imprensa na tarde desta quinta-feira (05) para atualizar o Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) na região, bem como trazer ao público os resultados obtidos com a tecnologia de drones para o controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o diretor do Departamento de Epidemiologia e Estatística de Caratinga, Brenner Pereira, foram visitados mais de 62 mil imóveis na região. Ele também destaca o baixo índice de notificações de casos de dengue e chikungunya. O último LIRAa, realizado no mês de maio, apresentou 1,6%.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Ediorgenes Nunes, enalteceu os trabalhos dos agentes e também dos moradores, que tem colaborado com os trabalhos de combate aos focos do Aedes aegypti.
H
A Câmara Municipal de Caratinga aprovou, em primeira discussão, a regulamentação do funcionamento dos supermercados aos domingos até as 13h. O projeto de lei, encaminhado pelo Poder Executivo, propõe a alteração do artigo 179, inciso I, da Lei Municipal nº 4.001/2024, que limita o horário de funcionamento de supermercados e estabelecimentos similares aos domingos.
Atualmente, os principais supermercados da cidade permanecem abertos aos domingos das 8h às 22h. Pela legislação atual, o funcionamento dos supermercados aos domingos só é permitido mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho, o que, segundo o Sindicato dos Comerciários, não vem sendo respeitado. De acordo o Sindcomerciários, a medida visa atender a necessidade da população e garantir o descanso dos colaboradores.
A primeira votação ocorreu em reunião na Câmara Municipal na última segunda-feira (02). Agora, a Casa marcará nova data para que a proposta seja votada em segunda discussão e, em caso de aprovação, seja repassada ao Poder Executivo para sanção do prefeito.
H
A Câmara Municipal de Caratinga aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 13/2025, de autoria da vereadora Jéssica Silveira, que propõe a proibição da utilização, queima e soltura de fogos de artifício com estampido (barulho) no município.
O projeto visa proteger a saúde das pessoas e animais em Caratinga, ao proibir a utilização de fogos de artifício com estampido ou ruídos excessivos. Esses fogos causam pânico em animais, que, ao tentar escapar do barulho, se assustam, ferem ou se perdem, colocando em risco suas vidas. Para as pessoas com autismo ou com hipersensibilidade auditiva, o barulho pode resultar em crises de pânico, ansiedade e danos emocionais.
A vereadora Jéssica Silveira ressalta que este projeto não vem para acabar com as festas no município ou extinguir a tradição cultural dos fogos de artifício. Ele tem o intuito de preservar a alegria sem sacrificar o bem-estar de quem precisa de silêncio e paz. Os fogos de artifício de efeito luminoso continuam sendo uma forma de celebrar, respeitando o direito de todos a um ambiente mais saudável e equilibrado.
Quanto à fiscalização, Jéssica sugere que seja realizada pela Fiscalização de Posturas do Município, o que mantém certa consonância com o Código de Postura Municipal, ou, pela Guarda Municipal, se vier a existir, sendo a aplicação de multas uma medida essencial para garantir o cumprimento da lei.
O projeto, que foi apresentado à Câmara Municipal de Caratinga no dia 31 de março, passou por análises das comissões formadas pela Casa e foi levado a votação nessa segunda-feira (02), quando foi aprovado por unanimidade na primeira reunião. Se aprovado na segunda reunião, o projeto segue para sanção do prefeito Dr. Giovanni Corrêa.
H
Carretas do Sesc Senac estão paradas na Praça Cesário Alvim, centro de Caratinga, atendendo a população, gratuitamente, com consultas oftalmológicas, odontológicas e avaliação nutricional. A ação faz parte da programação do projeto Fecomércio na Rua, um evento itinerante do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que visa levar para os municípios cultura, lazer e saúde.
O consultor de relacionamento do Sesc, Breno Ayres, reforça que o atendimento é voltado para todas as pessoas. Importante ressaltar que para consulta oftalmológica e odontológica é necessário passar, primeiramente, na Unidade de Saúde do seu bairro, onde será emitido o encaminhamento.
As atividades se intensificam na próxima semana, entre os dias 5 e 8, com vários eventos culturais e um show de expressão nacional. Dentro da extensa programação, a Fecomércio realizará o Inova Varejo, evento dedicado aos empresários do comércio e àqueles que buscam a oportunidade de se integrar ao mercado de trabalho.
A consultora de relacionamento do Senac, Daniele Consentino, falou sobre as intervenções que estão sendo realizadas no comércio de Caratinga, destacando a campanha ‘Liquida Fecomércio’.
Toda programação do evento pode ser conferida no instagram @fecomercionarua
A repórter Graziela Angelo conversou com o Diretor de Relacionamento do Sesc, Breno Ayres, e com a Diretora de Relacionamento do Senac, Daniela Consentino. Link para entrevistas na íntegra: https://www.instagram.com/p/DKPhjiWOJ9P/
H
A União cedeu um terreno, avaliado em R$ 8,4 milhões, ao lado do Parque de Exposições João da Costa Mafra, para a implementação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em Caratinga. O extrato do contrato de cessão gratuita da área foi publicado oficialmente e estabelece que o terreno seja utilizado para a construção unidade.
A área, DE cerca de 28 mil m², está localizada na Rodovia Rio-Bahia (BR-116) e pertence à União. A cessão está fundamentada no artigo 79, §3º do Decreto-Lei nº 9.760/1946, que regulamenta a concessão de bens imóveis da União. A vigência do contrato é de 20 anos.
Em março de 2024, o Governador Federal confirmou a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) no município, abrindo oportunidade para implementação de mais de 40 cursos técnicos integrados e subsequentes, 30 superiores, além de pós-graduações e cursos de formação inicial e continuada.
Com a transferência oficializada, o IF Sudeste poderá agora avançar com os trâmites para elaboração do projeto arquitetônico, obras e definição da estrutura acadêmica e administrativa do campus.
H
A Polícia Civil de Caratinga e a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (antigo DETRAN) promovem entre os dias 02 a 06 de junho mais um leilão de veículos apreendidos. Serão ofertados 265 veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas.
O leilão será totalmente on-line, através do site leilao.detran.mg.gov.br, onde a pessoa interessada também tem acesso as fotos do veículos, edital e tabela com os valores dos lances iniciais.
Para aqueles que desejarem inspecionar os veículos disponíveis, podem visitar o pátio FERVEL, situado na avenida presidente Tancredo Neves, nº 1992 – Bairro Zacarias, até esta sexta-feira (30), de 9h ao meio-dia e de 14s às 17h30.
Vale lembrar que para participar dos leilões on-line é necessário fazer o cadastro, através do site da CET, ou diretamente através do link: https://leilao.detran.mg.gov.br/pre-arrematantes/cadastrar.
H