Começa a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em Minas Gerais. O documento já é obrigatório para carros com placas terminadas em 1, 2 e 3. Em uma fiscalização, eles podem apresentar o documento impresso ou no formato digital.
Já para os donos de veículos com final de placa 4, 5 ou 6 devem estar com o documento a partir de 1º de outubro. Para as placas terminadas em 7, 8, 9 ou 0, a cobrança começa em 1º de novembro.
Para ter acesso ao CRLV deste ano, o cidadão precisa ter quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório, a taxa de renovação do licenciamento anual do veículo e multas, se houver. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas.
Para saber se existe alguma pendência na documentação, o motorista pode acessar o site www.transito.mg.gov.br/. Se estiver tudo em dia, ele tem a opção de imprimir o certificado. O documento também fica disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”.
Quem está com a documentação atrasada e, for flagrado, vai pagar multa de R$ 293. O carro é removido para um pátio credenciado e sai somente depois que o pagamento for regularizado. É uma infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação.
Vale lembrar que quem deixou de pagar o imposto na data do vencimento pode regularizar o débito normalmente e a qualquer momento, via PIX ou diretamente nos terminais de autoatendimento, guichês e aplicativos de bancos autorizados. É preciso ter o número do Renavam.