Proprietários de veículos automotores com placas de finais 1 a 5, que ainda não pagaram o IPVA, Seguro Obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas, deste ano ou de exercícios anteriores, têm poucos dias para regularizar a situação. Em Minas Gerais, o certificado de licenciamento do veículo, de 2017, vence neste dia 30 de junho e o novo documento só é emitido quando todos os tributos forem pagos.
A partir de 1º de julho, o motorista que for flagrado pela autoridade de trânsito conduzindo veículo sem o documento de 2018 estará cometendo infração gravíssima, como explica o policial militar rodoviário cabo Duarte:
Cabo Duarte ainda chama a atenção dos condutores que, para estar com o veículo licenciado, não basta ter apenas pago as parcelas:
Na página do Detran-MG na internet é possível consultar todas as pendências relativas a veículo. Em caso de dúvida, o cidadão também pode ligar gratuitamente para o número 155.
Para alertar os proprietários inadimplentes, a Secretaria de Estado da Fazenda começa a enviar, nesta semana, mensagem de texto de telefone celular (SMS) informando sobre as pendências. Mas é possível que nem todos os devedores recebam a mensagem em seus celulares, portanto é preciso ficar atento ao prazo final para liberação do certificado deste ano.