Ministério de Minas e Energia descarta horário de verão para este ano

Por Rádio Cidade

16/10/2024 às 16:34

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou nesta quarta-feira (16) a volta do horário do verão em 2024. A mudança no horário padrão do país vinha sendo discutida nas últimas semanas. A estratégia era cogitada para reduzir o consumo de energia elétrica durante a estação mais quente do ano e também para reduzir os efeitos da crise hídrica.

Segundo o ministro, reuniões com especialistas e autoridades do setor energético definiram que não haveria necessidade da adoção da medida neste ano. Silveira disse que a avaliação levou em conta custos da medida, benefícios e impactos em outros setores. Ainda segundo o ministro, a desistência de adoção foi motivada pela constatação de que há segurança energética para o verão deste ano.

“Se a nossa decisão fosse decretar agora, nós teríamos de fazer um planejamento mínimo para entrar só em meados de novembro. Então o custo-benefício seria muito pequeno”, comentou Silveira. Ele mencionou que no entanto chegou a notificar o setor aéreo para se preparar caso fosse necessário decretar retorno do horário de verão este ano.

Apesar de descartar a adoção do horário de verão neste ano, o ministro informou que discussões devem definir a possível decretação da medida no próximo ano, no fim de 2025.