A Cemig finalizou as obras de melhoria na infraestrutura elétrica em regiões rurais do município de Caratinga. As intervenções fazem parte do programa Minas Trifásico, iniciativa estratégica da companhia que visa ampliar a confiabilidade e a capacidade da rede elétrica no campo.
Nos distritos de Dom Modesto, Cordeiro de Minas e no trecho entre os distritos de São Cândido e Vale Verde de Minas, em Ipaba, a rede monofásica foi substituída por rede trifásica, mais robusta e com uma capacidade maior de suportar novas cargas. Além disso, os novos cabos instalados são protegidos, o que os torna mais resistentes às intempéries, convivendo melhor com árvores e pássaros, contribuindo para a redução de interrupções no fornecimento de energia. O investimento nas obras concluídas chega a quase R$ 2 milhões.
A nova rede, entre os distritos Vale Verde de Minas e São Cândido, foi construída paralelamente à estrada, o que facilita o acesso para a construção e futuras manutenções e atendimentos. Segundo Manoel Barbosa, supervisor do sistema elétrico da Cemig, em Caratinga, essas obras estão melhorando o dia a dia de cerca de 9 mil moradores dos quatro distritos.
Programa Minas Trifásico
O projeto Minas Trifásico prevê a substituição de 25 mil quilômetros de rede monofásica por rede trifásica em todo o estado, até 2027. A rede trifásica de média tensão é composta por três condutores que transportam a energia em tensão nominal de 13,8 kV, ao invés de apenas uma fase, como é o caso das redes monofásicas com tensão nominal de 7,9 kV. Isso vai ampliar muito a capacidade de fornecimento de energia, possibilitando o uso de uma grande variedade de equipamentos e máquinas.
Só para a área rural de Caratinga, estão previstas a substituição de 59 quilômetros de rede monofásica por trifásica, totalizando um investimento de R$ 31 milhões somente no município.