
Tenente-Coronel Gustavo fala sobre esse importante momento para a instituição:
Histórico
Por décadas, a atuação da Polícia Militar em Caratinga e região era realizada por uma Companhia subordinada ao 11º Batalhão de Manhuaçu. A situação perdurou até 2009, quando a unidade foi elevada à condição de Companhia Independente, a 22ª, desvinculando-se do 11º Batalhão e se tornando uma unidade autônoma.
Finalmente, em 11 de junho de 2015, foi criado o 62º Batalhão de Polícia Militar, ocupando o prédio onde funcionou a 22ª Companhia, no Bairro Esperança, próximo à antiga cadeia pública.
Na busca de uma área para se construir a sede da unidade, surgiu o prédio do antigo Colégio Polivalente, no Morro Caratinga, na ocasião ocupado por apenas três turmas de alunos.
Após negociação, que resultou com a transferência dos alunos para outro local e liberação dos recursos necessários às obras de adaptação do prédio do colégio à infraestrutura necessária para o prédio acomodar o 62º Batalhão.
Finalmente, no dia 30 de novembro de 2017, foi realizada a solenidade de inauguração da nova sede do 62º BPM, com instalações modernas e confortáveis, mantendo-se, ainda, área que permitirá futuras ampliações caso sejam necessárias.

H
As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam na Diocese de Caratinga às 11h desta quarta-feira (26). Desde o ano passado, percorrem o Brasil visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas.
A urna com os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha será acolhida pela comunidade do Bairro das Graças e, posteriormente, seguirá em carreata com destino ao Santuário Senhor Bom Jesus, no bairro Santa Cruz.
Às 17h será realizada novamente uma carreata levando as relíquias da santa até a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Esplanada, onde haverá a Santa Missa, às 20h, presidida pelo bispo diocesano Dom Juarez.

Quem é Santa Teresinha
Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos de tuberculose. Ela foi proclamada padroeira das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, e guardava em seu coração o grande desejo em ser missionária. Por este motivo, se teve a iniciativa de sair pelo mundo com o relicário de Santa Teresinha. Uma forma de fazer viva sua memória e realizar seu desejo das missões pelo mundo.
Toda a programação com celebrações eucarísticas e momentos de veneração ao relicário acontecerá na Paróquia Nossa Senhora do Carmo até sábado (29). Neste dia, às 13h, a urna sairá da cidade de Caratinga com destino a Piedade de Caratinga.




H
H

H
H
Uma mulher foi atropelada por uma motocicleta no início da noite dessa quinta-feira (06) quando atravessava a BR-116, em Caratinga, próximo ao viaduto da avenida Catarina Cimini e ao tobogã.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a mulher havia saído de uma funerária nas proximidades quando foi atingida pela moto ocupada por duas pessoas. Os ocupantes do veículo também ficaram feridos.
O Corpo de Bombeiros Militar e equipe das EcoRioMinas atenderam a ocorrência. O bombeiro militar, sargento Silvestre fala do atendimento às vítimas.
O fluxo intenso de veículos e horário de pico pede ainda mais atenção na rodovia que corta o município. O agente da Polícia rodoviária Federal, Luiz Tarcísio, ressalta que os cuidados devem ser redobrados.
H
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), com apoio do CBH Caratinga, abriu edital para seleção de municípios da Bacia do Rio Caratinga interessados na implantação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A expectativa é de que o CBH Doce destine cerca de R$ 2 milhões à iniciativa.
O PSA remunera produtores rurais por serviços ambientais prestados em suas propriedades que geram benefícios para o meio ambiente no território. A ação é destinada somente a municípios já contemplados pela Iniciativa Rio Vivo, promovida pelos Comitês do Rio Doce.
Na Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, podem se inscrever as cidades de Santa Rita de Minas, Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Engenheiro Caldas, Sobrália, Entre Folhas e Ubaporanga. As inscrições estarão abertas até 11 de junho no site do CBH Doce.
O presidente do CBH Caratinga, Thalles Castilho, chama os municípios para participar.
Iniciativas ambientais
A Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga também está recebendo recursos para ações de melhoria do saneamento básico, incremento hídrico e redução da geração de sedimentos, com destaque para a iniciativa Rio Vivo, que reúne ações de controle das atividades geradoras de sedimentos, recomposição de APPs e nascentes e expansão do saneamento rural.
Até o momento, mais de 170 nascentes foram cercadas nos municípios de Caratinga, Engenheiro Caldas, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga. Além disso, já foram implementados projetos voltados para melhorias no esgotamento sanitário em propriedades rurais, por meio de fossas sépticas.
Ao todo, cerca de R$ 2 milhões já foram aportados para a execução das ações no território. Até o final de 2025, a expectativa é desembolsar mais de R$ 9 milhões.
H
O jornalista Leonardo Gualberto Alcides Baião, o Léo Baião, que faleceu em 28 de janeiro de 2024, será homenageado dando nome ao Estádio Municipal no Bairro Santa Cruz, em Caratinga. O projeto de lei, de autoria do vereador Noé de Sousa Batista foi aprovado na Câmara Legislativa e já assinado pelo prefeito Welington Moreira.
De acordo com o documento, fica denominado “Estádio Municipal Jornalista Leonardo Gualberto Alcides Baião (Léo Baião)”. O estádio fica localizado na Rua Antenor Miliano de Souza, próximo à Praça Marta Carli e a sede da Fundação Cidade dos Meninos (Funcime), no Bairro Santa Cruz.
Formado em Comunicação Social em 2010, com habilitação em Jornalismo, pelas Faculdades Integradas de Caratinga, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios pelo UNEC – Centro Universitário de Caratinga, Léo Baião atuou na área da Comunicação por mais de duas décadas, com passagens pela Rádio Caratinga AM, TV Sistec, TV A Semana e jornal A Semana. Atualmente, era jornalista na UNEC TV, função que desempenhava desde a criação da emissora. Sua última atuação profissional foi como jornalista na UNEC TV, função que desempenhava desde a criação da emissora.
Trabalhou na área esportiva muitos anos, sendo narrador, comentarista e repórter. Era torcedor do Flamengo e gostava de comentar em jogos do seu time de coração.
*Com informações Diário de Caratinga
H
A mãe de um detento foi detida ao tentar entrar com maconha no presídio de Caratinga, nesse sábado (1º). Os ilícitos foram identificados por meio de imagens do aparelho de escâner corporal utilizado durante os procedimentos de revista, denominado “body scan”, escondidos na genitália dela.
Ao ser questionada pelos policiais penais, ela disse que as porções de maconha deveriam ser entregues para um terceiro e declarou ter sido aliciada para transportar os entorpecentes, não para forneceu detalhes de quem a teria coagido.
A mulher e o filho dela foram encaminhados para à Delegacia de Polícia Civil para as demais providências.
H
H