Caratinga

62º Batalhão de Polícia Militar de Caratinga celebra nove anos de fundação

 

Nesta manhã (26), o 62º Batalhão de Polícia Militar de Caratinga comemorou seus 9 anos de fundação, que se juntam aos 249 anos da criação da Polícia Militar de Minas Gerais, completados no dia 9 deste mês.
Para celebrar as datas, foi realizada uma solenidade na sede do batalhão, em Caratinga. Os policiais foram homenageados e alguns deles receberam medalha por terem se destacado no exercídio das funções.

 

 

 

 

Tenente-Coronel Gustavo fala sobre esse importante momento para a instituição:

 

 

 

 

 

Histórico

 

 

Por décadas, a atuação da Polícia Militar em Caratinga e região era realizada por uma Companhia subordinada ao 11º Batalhão de Manhuaçu. A situação perdurou até 2009, quando a unidade foi elevada à condição de Companhia Independente, a 22ª, desvinculando-se do 11º Batalhão e se tornando uma unidade autônoma.

 

 

Finalmente, em 11 de junho de 2015, foi criado o 62º Batalhão de Polícia Militar, ocupando o prédio onde funcionou a 22ª Companhia, no Bairro Esperança, próximo à antiga cadeia pública.

 

 

Na busca de uma área para se construir a sede da unidade, surgiu o prédio do antigo Colégio Polivalente, no Morro Caratinga, na ocasião ocupado por apenas três turmas de alunos.

 

 

Após negociação, que resultou com a transferência dos alunos para outro local e liberação dos recursos necessários às obras de adaptação do prédio do colégio à infraestrutura necessária para o prédio acomodar o 62º Batalhão.

 

 

Finalmente, no dia 30 de novembro de 2017, foi realizada a solenidade de inauguração da nova sede do 62º BPM, com instalações modernas e confortáveis, mantendo-se, ainda, área que permitirá futuras ampliações caso sejam necessárias.

 

 

H

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam nesta quarta-feira (26) em Caratinga

 

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam na Diocese de Caratinga às 11h desta quarta-feira (26). Desde o ano passado, percorrem o Brasil visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas.

 

A urna com os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha será acolhida pela comunidade do Bairro das Graças e, posteriormente, seguirá em carreata com destino ao Santuário Senhor Bom Jesus, no bairro Santa Cruz.

 

Às 17h será realizada novamente uma carreata levando as relíquias da santa até a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Esplanada, onde haverá a Santa Missa, às 20h, presidida pelo bispo diocesano Dom Juarez.

 

 

 

 

 

Quem é Santa Teresinha

 

Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos de tuberculose. Ela foi proclamada padroeira das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, e guardava em seu coração o grande desejo em ser missionária. Por este motivo, se teve a iniciativa de sair pelo mundo com o relicário de Santa Teresinha. Uma forma de fazer viva sua memória e realizar seu desejo das missões pelo mundo.

 

Toda a programação com celebrações eucarísticas e momentos de veneração ao relicário acontecerá na Paróquia Nossa Senhora do Carmo até sábado (29). Neste dia, às 13h, a urna sairá da cidade de Caratinga com destino a Piedade de Caratinga.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

H

Jovem é assassinado a tiros em calçada de lanchonete próximo ao terminal rodoviário de Caratinga

Wender Patrick Gonçalves, de 24 anos, foi morto a tiros, no final da noite dessa sexta-feira (21), em frente a uma lanchonete na Avenida João Caetano do Nascimento, no bairro Limoeiro, próximo ao terminal rodoviário. De acordo com testemunhas, dois indivíduos chegaram ao local em uma motocicleta, efetuaram cerca de cinco tiros contra o jovem e fugiram em seguida.
Informações de terceiros são de que a vítima morava no bairro das Graças, em Caratinga, mas a motivação do crime ainda é desconhecida.
A Polícia Militar está a procura dos autores do crime.

H

Motorista que atropelou Marcelo do Carmo no penúltimo domingo, em Caratinga, já se apresentou na delegacia

O motorista que atropelou e causou a morte de Marcelo do Carmo Silva, no último dia 9, em Caratinga, se apresentou na delegacia com advogado. De acordo com a Polícia Civil, o condutor do veículo foi identificado três dias depois do fato. Ele prestou declarações e assumiu envolvimento no acidente. Nesta semana, o carro foi apresentado para exame pericial e o proprietário também foi inquirido.
As diligências prosseguem para a conclusão das investigações no prazo legal. Informações mais detalhadas deverão ser divulgadas pela polícia na conclusão do inquérito.
Acidente
Marcelo do Carmo, de 38 anos, foi atingido por um carro, aparentemente em alta velocidade, na madrugada do domingo 9 de junho. Ele caminhava às margens da BR-116 com um amigo, no perímetro urbano de Caratinga. Com o impacto da batida, Marcelo foi arremessado metros à frente e morreu no local. O condutor do carro fugiu e não prestou socorro. Peças do veículo ficaram espalhadas na pista. O atropelamento foi registrado pela câmera de segurança de um estabelecimento próximo.
No dia seguinte, familiares da vítima pediram justiça, solicitando denúncia de quem tivesse qualquer informação que ajudasse a encontrar o responsável pelo atropelamento. A mãe de Marcelo, já idosa, disse que ele era surdo e mudo, assim como o colega que o acompanhava naquele dia. Apesar da condição dele, cuidava da mãe e tinha bom comportamento, segundo a família, que deu entrevista desolada.

H

Motorista que atropelou e matou morador de Caratinga, na BR-116, ainda não foi identificado

A polícia busca informações do condutor responsável pelo atropelamento que tirou a vida de Marcelo do Carmo Silva, de 38 anos, na madrugada desse domingo (09), na BR-116, no perímetro urbano de Caratinga.
A vítima, que não portava documentos no momento do acidente, foi atropelada por um carro que deixou o local sem prestar socorro.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, peças do veículo que bateu em Marcelo ficaram espalhadas pela pista, indicando que o impacto foi forte.
A Polícia Civil abriu investigações e, na manhã desta segunda-feira (10), familiares da vítima se reuníram próximo ao local para pedir justiça. Eles solicitaram a pessoas que tenham qualquer informação ou imagem que ajude a identificar o condutor, que comuniquem imediatamente.

H

Bacia do Rio Caratinga recebe recursos para projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), com apoio do CBH Caratinga, abriu edital para seleção de municípios da Bacia do Rio Caratinga interessados na implantação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A expectativa é de que o CBH Doce destine cerca de R$ 2 milhões à iniciativa.

 

O PSA remunera produtores rurais por serviços ambientais prestados em suas propriedades que geram benefícios para o meio ambiente no território. A ação é destinada somente a municípios já contemplados pela Iniciativa Rio Vivo, promovida pelos Comitês do Rio Doce.
Na Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, podem se inscrever as cidades de Santa Rita de Minas, Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Engenheiro Caldas, Sobrália, Entre Folhas e Ubaporanga. As inscrições estarão abertas até 11 de junho no site do CBH Doce.

 

O presidente do CBH Caratinga, Thalles Castilho, chama os municípios para participar.

 

https://radiocidadecaratinga.com.br/wp-content/uploads/2024/06/05-06-THALLES.mp3

 

Iniciativas ambientais

A Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga também está recebendo recursos para ações de melhoria do saneamento básico, incremento hídrico e redução da geração de sedimentos, com destaque para a iniciativa Rio Vivo, que reúne ações de controle das atividades geradoras de sedimentos, recomposição de APPs e nascentes e expansão do saneamento rural.

 

Até o momento, mais de 170 nascentes foram cercadas nos municípios de Caratinga, Engenheiro Caldas, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga. Além disso, já foram implementados projetos voltados para melhorias no esgotamento sanitário em propriedades rurais, por meio de fossas sépticas.

 

Ao todo, cerca de R$ 2 milhões já foram aportados para a execução das ações no território. Até o final de 2025, a expectativa é desembolsar mais de R$ 9 milhões.

H

Em homenagem, Estádio Municipal, no Bairro Santa Cruz, ganhará nome do jornalista Léo Baião

O jornalista Leonardo Gualberto Alcides Baião, o Léo Baião, que faleceu em 28 de janeiro de 2024, será homenageado dando nome ao Estádio Municipal no Bairro Santa Cruz, em Caratinga. O projeto de lei, de autoria do vereador Noé de Sousa Batista foi aprovado na Câmara Legislativa e já assinado pelo prefeito Welington Moreira.

 

De acordo com o documento, fica denominado “Estádio Municipal Jornalista Leonardo Gualberto Alcides Baião (Léo Baião)”. O estádio fica localizado na Rua Antenor Miliano de Souza, próximo à Praça Marta Carli e a sede da Fundação Cidade dos Meninos (Funcime), no Bairro Santa Cruz.

 

Formado em Comunicação Social em 2010, com habilitação em Jornalismo, pelas Faculdades Integradas de Caratinga, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios pelo UNEC – Centro Universitário de Caratinga, Léo Baião atuou na área da Comunicação por mais de duas décadas, com passagens pela Rádio Caratinga AM, TV Sistec, TV A Semana e jornal A Semana. Atualmente, era jornalista na UNEC TV, função que desempenhava desde a criação da emissora. Sua última atuação profissional foi como jornalista na UNEC TV, função que desempenhava desde a criação da emissora.

 

Trabalhou na área esportiva muitos anos, sendo narrador, comentarista e repórter. Era torcedor do Flamengo e gostava de comentar em jogos do seu time de coração.

 

*Com informações Diário de Caratinga

H

Mãe de detento tenta entrar no presídio de Caratinga com maconha escondida na genitália

A mãe de um detento foi detida ao tentar entrar com maconha no presídio de Caratinga, nesse sábado (1º). Os ilícitos foram identificados por meio de imagens do aparelho de escâner corporal utilizado durante os procedimentos de revista, denominado “body scan”, escondidos na genitália dela.

 

Ao ser questionada pelos policiais penais, ela disse que as porções de maconha deveriam ser entregues para um terceiro e declarou ter sido aliciada para transportar os entorpecentes, não para forneceu detalhes de quem a teria coagido.

 

A mulher e o filho dela foram encaminhados para à Delegacia de Polícia Civil para as demais providências.

H