Caratinga

Homem é preso após descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Caratinga

A Polícia Civil, através da Delegacia de Atendimento à Mulher de Caratinga, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 31 anos, pelo descumprimento de uma medida protetiva de urgência.

 

Em novembro do ano passado, o casal se separou devido situação de violência doméstica, ocasião em que a vítima solicitou medida protetiva. Porém, o homem descumpriu a ordem judicial de não se aproximar ou comunicar-se com a vítima, chegando a persegui-la até o CREAS – Centro de Referência e Assistência Social, onde a mulher realizava o acompanhamento, oportunidade em que a ameaçou, bem como aos servidores do local.

 

A vítima e os filhos chegaram a se mudar de Caratinga, mas, ao retornar para a cidade, continuou sendo perseguida e ameaçada pelo suspeito. O homem foi preso em flagrante delito, porém, após ser solto, voltou a descumprir a medida protetiva.

 

A Policia Civil, então, solicitou a prisão preventiva do acusado pelo descumprimento reiterado de medida protetiva, sendo concedida a cautelar pelo Poder Judiciário e cumprida na última quinta-feira (13). O suspeito foi indiciado em 7 inquéritos policias por crimes de lesão corporal, vias de fato, ameaça, injuria e descumprimento de medida protetiva.

H

Jovem com mandado de prisão é detido após fugir de abordagem policial e capotar carro na BR-116, em Caratinga

Um jovem, de 26 anos, foi preso pela Polícia Militar nessa quarta-feira (12), em Caratinga, após uma perseguição, que começou no centro da cidade e terminou com o capotamento do veículo em que ele estava. O suspeito, que tinha mandado de prisão em aberto, foi capturado após tentar fugir a pé para um matagal.

 

 

 

Segundo a Polícia Militar, a ocorrência teve início quando a central de operações (Copom) emitiu um alerta sobre um veículo Ford Fiesta azul, que estaria circulando no centro da cidade com um condutor contra o qual havia um mandado de prisão em aberto. Ao localizar o veículo nas proximidades da rodoviária, a equipe da Patrulha de Trânsito (PATRAN) tentou abordar o motorista, o qual desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade pela BR-116, sentido Santa Rita de Minas.
A fuga terminou no km 530 da rodovia, quando o veículo perdeu o controle e capotou em frente à balança de pesagem de cargas. Dois ocupantes saíram do carro pela janela dianteira e fugiram para uma área de mata próxima. Foi montada uma operação de cerco e bloqueio, que resultou na captura de um dos suspeitos.
Durante a abordagem, este se recusou a revelar a identidade do outro ocupante do veículo e permaneceu em silêncio quanto à procedência do dinheiro encontrado com ele, R$ 177. No carro, também foi apreendido um celular. O rapaz foi conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico antes de ser levado à Delegacia de Polícia Civil.
O segundo envolvido não foi localizado.

H

Jovem, supostamente sob efeito de drogas, atira contra três pessoas no bairro Dr. Eduardo, em Caratinga

Um jovem de 26 anos foi preso após atirar contra três pessoas na noite desse sábado (08), na rua Diórgenes Vidigal, no bairro Dr. Eduardo, em Caratinga. De acordo com tenente Lessa, as vítimas, um jovem de 21 anos e um adolescente de 16 anos, relataram que estavam na residência fazendo uso de drogas, quando o autor de posse de uma pistola e munições, sem motivo aparente, atirou na cabeça de um amigo que também estava no local. Na confusão que se seguiu, os dois indivíduos tentaram tomar a arma, sendo atingidos, um no peito e outro no braço.

 

 

Ao ser localizado, o autor resistiu à prisão, sendo necessário utilizar técnicas de contenção para imobilizá-lo e conduzi-lo até a delegacia. Durante os interrogatórios, ele não conseguiu explicar os motivos que o levaram a agir de forma tão violenta, alegando estar sob o efeito de drogas. Apenas horas depois, já recuperado, questionou o que havia feito. Na residência do ocorrido, a Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo calibre .380, munições, drogas e um rádio comunicador.

 

 

A vítima atingida na cabeça foi socorrida pelos bombeiros militares ao atendimento médico em estado grave. Os outros dois feridos foram levados por terceiros até o hospital onde segue em observação.

 

 

O caso foi repassado à Polícia Civil.

 

 

Entrevista com tenente Lessa:

 

 

H

Caminhoneiro dirigindo por 32 horas seguidas é detido pela PRF na BR-116, em Caratinga

Na manhã desta sexta (7), durante a “Operação Desacelera 2025”, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhoneiro que dirigia por 32 horas seguidas, contando o período das últimas 36 horas, na BR-116, em Caratinga. O motorista dirigia um Mercedes-Benz com uma carga de caprinos de Surubim (PE) para o Rio de Janeiro (RJ).
O caminhoneiro descumpriu a Lei do Descanso, que determina o tempo mínimo de parada para motoristas profissionais. Além disso, o veículo apresentava sistema de iluminação alterado, falta de equipamento obrigatório e equipamento em desacordo com as normas.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece para motoristas de veículos de carga descanso por período de, no mínimo, onze horas a cada vinte e quatro horas. E intervalo de, no mínimo, trinta minutos a cada cinco horas e meia de viagem.
“A viagem de Surubim (PE) até o Rio de Janeiro (RJ) tem cerca de 2.300 km de distância. Dirigir por longos períodos sem descanso coloca em risco a vida do motorista e de outros usuários da rodovia. A PRF alerta para a importância de respeitar a legislação de trânsito e garantir a segurança nas estradas”, alerta nota divulgada pela PRF.
O caminhoneiro foi autuado pelas infrações observadas e precisará cumprir o tempo de descanso por onze horas ininterruptas.

H

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga realiza 1ª expedição do Rio Caratinga

Com o objetivo de compor um retrato inédito de um dos principais afluentes do Rio Doce, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH Caratinga) realizará sua primeira expedição. Um grupo de trabalho já está em campo para a iniciar a etapa de mobilização e elaboração do roteiro e a previsão é que a atividade ocorra em agosto deste ano.

 

 

Serão coletados dados sobre a qualidade da água do Rio Caratinga, um dos principais mananciais da Bacia do Rio Doce, que darão origem a um levantamento científico. Além disso, os organizadores esperam mobilizar as populações locais em prol da revitalização dos cursos d’água e nascentes e da melhoria socioambiental dos municípios visitados.

 

 

Desde segunda-feira (2), os expedicionários estão percorrendo os municípios da Bacia do Rio Caratinga, desde sua nascente até a foz no Rio Doce, com o objetivo de identificar pontos de coleta para monitoramento do Índice de Qualidade da Água (IQA) e pontos estratégicos para mobilização da população em prol da revitalização e restauração da bacia.

 

 

Na avaliação do presidente do comitê, Thalles Castilho, além da importância do caráter científico da expedição, a iniciativa vai contribuir para otimizar ações voltadas para a gestão de recursos hídricos. “O conceito da expedição é muito relevante porque apresenta a situação da qualidade da água e ainda promove o interesse das comunidades em ações de preservação do Rio Caratinga”, afirma.

 

A etapa de construção do roteiro deve ser finalizada até o fim do mês de fevereiro. Os expedicionários também passarão por Tarumirim, Piedade de Caratinga, São Sebastião do Anta, Itanhomi e Conselheiro Pena.

H

Campanha Troco Solidário do Irmão Supermercados de Caratinga arrecada mais de R$ 12 mil para Robinho

Nesses meses de dezembro e janeiro, a campanha Troco Solidário do Supermercado do Irmão, de Caratinga, teve como objetivo arrecadar o troco dos clientes em benefício do garoto Robinho, que precisa de um medicamento orçado em cerca de R$ 17 milhões. A arrecadação total, de todas as lojas do Irmão, passou de R$ 12 mil e já foi repassada à mãe dele.

 

Robson da Silva Júnior mora em Caratinga e tem 10 anos. O caso vem sensibilizando muitas pessoas que têm se mobilizado para promover ações de arrecadação. Segundo a mãe de Robinho, a medicação de que ele precisa é uma esperança para paralisar uma doença rara. Há três anos, ele foi diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne e a recente descoberta desse medicamento é uma nova chance de vida.

 

Márcia Lucas convida a comunidade para apoiar os próximos eventos já agendados. Dia 8 de fevereiro será promovido um rock solidário no Instituto Hélio Amaral. Dia 1º de março, haverá um Encontro de Carros de Boi no Córrego Feijoal. No dia 2 de março, os moradores do distrito de São João do Jacutinga estão organizando um carnaval, além de um Festival de Sorvete com data ainda a ser definida. Todos os eventos têm 100% da renda destinada ao Robinho.

 

Também é possível contribuir doando qualquer quantia para a chave PIX: salveorobinho@gmail.com

 

Troco Solidário
A próxima instituição a ser beneficiada pelo Troco Solidário do Irmão Supermercados é a Sociedade São Vicente de Paula. A campanha á válida para as lojas do Irmão de Caratinga, Inhapim e Piedade de Caratinga.

 

 

 

 

H

Motorista de aplicativo, Crislaine Vasconcelos, continua desaparecida

A família da motorista de aplicativo Crislaine Maria Vasconcelos ainda não teve notícias de seu paradeiro. Na tarde desse domingo (18), parentes e amigos fizeram uma manifestação em frente à delegacia de Caratinga pedindo agilidade nas investigações e que a comunidade ajude com informações que possam elucidar o caso.
 
Na noite da última quinta-feira (16), Crislaine passou em casa após o trabalho e saiu novamente até a churrascaria Boi de Minas, no bairro Esplanada. Segundo a mãe, ela disse que se encontraria com um amigo, cujo nome a família desconhece. A motorista foi vista pela última vez por volta da meia-noite nas proximidades da churrascaria, onde não chegou a entrar.
 
O veículo em que ela estava é um Fiat Punto cor prata, placa OWM 9F38. Qualquer informação que ajude a localizá-la pode ser repassada no telefone 33 9977-5977 ou através do 190.

H